SER + NO DESPORTO

Prof. Ernesto Lopes
22/03/2022

No âmbito do projeto do SER+ (projeto de formação humana do CIC), as turmas do 11.º ano do Curso de Animação Sociodesportiva (11.º AD1 e 11.º AD2) organizaram e participaram, no passado dia 17 de março, no pavilhão desportivo do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC), numa sessão teórica/prática de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR), orientada pelo grande atleta Pedro Bártolo, que se fez acompanhar pelo seu colega de equipa e também jogador da Seleção Nacional de Basquetebol Adaptado, Luís Domingos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Pedro Bártolo tem, desde 2008, um vasto currículo como atleta profissional de BCR, tendo jogado ao mais alto nível em Itália e Espanha. Participou em três Campeonatos da Europa pela Seleção Nacional de Portugal. É licenciado em Ciências da Comunicação, vertente Jornalismo, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem Mestrado em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. É responsável pela cobertura noticiosa de BCR para a Federação Portuguesa de Basquetebol desde 2016 até aos dias de hoje. Foi treinador da primeira equipa de formação de BCR em Portugal, no “Basket” Clube de Gaia, sendo atualmente o seu Coordenador Técnico.


O basquetebol adaptado é um dos poucos desportos que, desde a génese dos Jogos Paraolímpicos, fazem parte integrante desta competição que se iniciou em 1960.


Pedro Bártolo partilhou a sua experiência de vida como atleta e explicou a todos os alunos das quatro turmas presentes (11.º AD1, 11.º AD2, 11.º AJ e 10.º S3) as regras e técnicas básicas do jogo de Basquetebol em cadeiras de rodas (BCR). Enalteceu o papel do Desporto para a formação integral dos jovens. Esclareceu que as exigências como profissional de BCR são as mesmas de qualquer atleta que jogue ao mais alto nível: rigor, empenho, trabalho em equipa, seriedade, talento, perseverança, resiliência e paixão pelo jogo. Afirmou que estas competências desenvolvidas como jogador têm sido fundamentais para vencer os obstáculos e ultrapassar as barreiras da vida. Desafiou, em seguida, os alunos a experimentarem o jogo BCR e foram muitos os que aderiram e vivenciaram as dificuldades de passar, driblar e lançar em cadeiras de rodas. Superiormente liderados pelo Pedro Bártolo e com a preciosa ajuda do Luís Domingos, facilmente os alunos se adaptaram e desfrutaram do jogo.


Esta intensa experiência pedagógica, vivenciada pelos alunos, fez germinar em todos eles fortes sentimentos de empatia, partilha, acolhimento, diálogo, confiança e respeito pelo outro, valores que defendemos no CIC.


SER+ no Desporto não é só lançar+, correr+, saltar+, vencer+, mas, sobretudo, é tolerar+, respeitar+, unir+, aceitar+, acolher+, integrar+ e incluir+. Só assim sabemos estar no Desporto e na Educação Física no CIC, pois acreditamos que este é o caminho para formarmos futuros homens e mulheres geradores de uma sociedade mais justa, solidária, fraterna e humana.


Bem-haja, Pedro Bártolo!

 



Pel’ O Grupo de Educação Física de Desporto
Prof. Ernesto Lopes

 

 

GALERIA DE IMAGENS