Exposição “Online” de Trabalhos do 11.º AG (2020/21) sobre “Retrato Tipográfico”

Prof. Aníbal Couto
22/02/2022

Na disciplina de Práticas Oficinais II, Ateliê Gráfico, os alunos do 11.º ano do Curso de Artes e Indústrias Gráficas do ano letivo anterior (2020/21) escolheram fotografar-se (autorretrato) ou selecionar um retrato de uma personalidade com a qual tivessem alguma relação empática ou de admiração e, a partir daí, construir/criar/explorar, através da tipografia, uma ou mais imagens, “retratos tipográficos”, em que o referente se mantém reconhecível. O “software” utilizado foi o “Adobe Illustrator CS6”. Desse trabalho resultou a exposição “online” intitulada “Retrato Tipográfico”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

TIPOGRAFIA


Tipografia, na sua definição mais simples, é o uso de tipos de letra para expressar e comunicar mensagens.


Como a linguagem escrita tem relativamente poucas restrições estruturais, o “designer” pode desfrutar de uma liberdade considerável.


A tipografia é uma parte fundamental da interface do utilizador, já que, na maior parte do tempo, o utilizador usufrui da “informação” lendo conteúdos. Um princípio muito utilizado é o de não fazer o utilizador pensar, e este pode e deve também ser aplicado na tipografia, complementado com o que não se deve fazer como o utilizador forçar a vista nos diferentes suportes comunicacionais. Algumas regras/noções fundamentais para que a tipografia seja usada com eficácia na sua legibilidade são: tipo de letra, corpo do texto, espaçamento entre linhas, contraste entre o texto e a cor de fundo, estabelecer uma hierarquia visual, alinhamentos, ritmo vertical, cor, entre outros.


Com apenas a estrutura básica de letras unidas em palavras e organizadas em frases, temos a liberdade de moldar um texto escrito. Numa definição mais ampla, a tipografia compreende toda a comunicação escrita, que inclui a escrita, a caligrafia e a tipografia em sentido estrito, através do uso de letras de caixa baixa e de caixa alta. Enquanto a escrita e a caligrafia oferecem a melhor oportunidade para expressar maior individualidade, a tipografia incorpora as características de coerência e perfeição técnica. A caligrafia pode apresentar-se como um elemento independente, mas também num contexto de outros “temas/tópicos” de tipografia.

 

 

TIPOGRAFIA EXPERIMENTAL


O campo da tipografia experimental tem um interesse permanente porque, goste-se ou não, é expressão do presente e, certamente, do futuro. A tipografia experimental é utilizada em todas as áreas, incluindo exploração do tipo, fotocomposição e técnicas similares de fotomecânica e, recentemente, vários ambientes digitais. Hoje em dia, tem sido dada mais atenção às novas possibilidades disponíveis com programas de computador cada vez mais sofisticados, experiências importantes continuam a ser realizadas em todos os campos da tecnologia.


Este estudo centra-se no campo da experimentação através de diferentes abordagens de “design” e através dos processos tecnológicos envolvidos.


As inovações tecnológicas influenciaram o processo de “design”, dando ao “designer” um controle mais imediato sobre o processo material de criação do tipo de letra, mas o processo de conduzir experiências de “design” permaneceu inalterado em muitos casos.


Nesta exposição, subordinada ao tema “Retrato Tipográfico”, os alunos exploraram precisamente muitas das possibilidades/potencialidades gráficas acima descritas, utilizando a “tipografia experimental”, pondo-as ao serviço da criatividade, construindo/criando retratos, ora realistas, surrealistas, ora tocando no abstrato e no onírico.


Deste modo, todo o empenho e dedicação dos alunos, colocados na execução deste exercício, culminaram em bons/ótimos resultados, daí a realização desta exposição.

 

 

Prof. Aníbal Couto

Bibliografia: Badía, Ricard, “Diseño Tipográfico”, Editorial Parramon, 1993.
Webgrafia: https://usabilidade.gov.pt

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS