Participação do CIC no Parlamento dos Jovens 2022

Diogo Lamego, do 12.º AJ
01/04/2022

Nos dias 21 e 22 de março, no Auditório Municipal de Gaia, decorreu a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens que contou com a participação do CIC, representado através dos alunos Diogo Lamego e Hugo Faustino, com o apoio da professora Emília Macedo.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

"A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo." (Abraham Lincoln)

 

O dever da participação democrática e o conhecimento sobre o funcionamento dos órgãos soberanos e dos princípios da nossa democracia são atitudes e saberes importantes para que o Homem consiga concretizar em pleno a sua identidade e cidadania. Para tal, a iniciativa promovida pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, vai convergir com os princípios supracitados, uma vez que extrai para os jovens o entusiamo e o desafio de elaborar propostas e defendê-las, através do debate regulado pelas “regras parlamentares”, fomentando o espírito crítico e novas oportunidades de aprendizagem.


“O Impacto da Desinformação na nossa Democracia” foi o tema escolhido para ser discutido nesta edição. Os deputados efetivos, Diogo Lamego e Hugo Faustino, apresentarem três propostas para combater esta problemática social. A retórica, a qualidade das propostas e o domínio sobre o tema foram as causas dos elogios de vários professores e alunos de outras escolas que, certamente, deixam a CASA CIC preenchida de orgulho por ter alunos tão bem preparados. Para o ilustrar, transcreve-se uma parte de uma das intervenções: “O direito à informação só se conseguiu através da Revolução de Abril. É necessário colocá-lo de volta nas mãos do povo e isso só será concretizado se o tirarmos das influências económico-políticas [...]. As nossas propostas devem tratar de resolver os problemas de fundo, não caindo no erro de serem acessórias [...].”


O encerramento desta sessão contou com a participação da antiga deputada Julieta Sampaio, sendo esta a fundadora desta excelente iniciativa, bem como com a participação de outras várias identidades, tal como o Vereador da Câmara Municipal de Gaia, Dr. Elísio Pinto.


Este é um projeto que traz diversas oportunidades aos estudantes do CIC. Assim sendo, é relevante a participação do nosso Colégio neste tipo de atividades.

 


Diogo Lamego, do 12.º AJ

 

GALERIA DE IMAGENS