Oito alunas do CIC na Final Nacional das Olimpíadas Portuguesas da Biologia (OPB) 2022

Prof.ª Isabel Cristina
21/04/2022

A participação do Colégio nas OPB remonta a 2015 e chegámos à final, pela primeira vez, em 2017. Recordo o nosso ex-aluno Diogo Duarte, atualmente a cursar Medicina na FMUP, que representou o CIC na UTAD, ficando em 21.º lugar, entre os habituais 50 finalistas de escolas de todo o país. Dado o grau de dificuldade destas provas, foi realmente uma conquista.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

As OPB 2022 marcam o recomeço da nossa participação, após dois anos de situação pandémica, e não poderia ser melhor. Nos próximos dias, de 22 a 24 de abril, 8 alunas da turma de Biologia do 12.º ano (Alicia Alheiro, Daniela Leça, Mariana Gomes, Mariana Lebre, Marta Seixas, Inês Pinto, Inês Santos e Sara Loureiro) irão representar o nosso Colégio na final nacional, entre os habituais 50 alunos de todo o país, após duas eliminatórias de seriação, num total de 15 000 participações.


A fase final decorrerá no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB), em Oeiras, e os alunos apurados irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO) e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (OIAB). As nossas alunas irão realizar 4 provas: 3 práticas em laboratório e 1 prova teórico/prática escrita, subordinadas às áreas da Bioinformática, Bioquímica, Anatomia e Fisiologia Animal e Biossistemática.


Ficamos todos a torcer para que elas tenham muito sucesso e, acima de tudo, que se divirtam e façam amigos, pois, entre outros objetivos, as OPB “promovem o intercâmbio de ideias e de experiências e as relações de amizade entre os estudantes, a nível nacional e internacional, fomentando a cooperação entre os povos.”

 

Prof.ª Isabel Cristina


 

 

GALERIA DE IMAGENS