UM LIVRO POR SEMANA: Esteiros

Sugestão de Rafael Ventura
20/07/2022

O livro que vou abordar hoje, “Esteiros”, escrito por Soeiro Pereira Gomes, retrata a realidade vivida numa época em que o comando de Portugal estava a cargo de António Oliveira Salazar, havia um distanciamento entre a classe mais alta e a mais baixa e os trabalhadores não tinham nenhum tipo de poder.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Por essas e outras razões, as crianças viam-se obrigadas a “fazer-se à vida” desde muito cedo e o autor salienta isso no início, ao longo e no fim da obra, como, por exemplo, na dedicatória (“Para os filhos dos homens que nunca foram meninos, escrevi este livro”).


Durante o livro, o autor consegue captar a atenção do leitor muito facilmente, desde os capítulos curtos e a história fluida, às aventuras dos personagens e aos tristes acontecimentos ocorridos, mas, ao mesmo tempo, demonstrar a vida na sociedade portuguesa numa época tão escura para a nossa história.


Concluindo, recomendo imenso descobrir as aventuras contadas neste livro, consideradas, por muitos, uma das maiores obras-primas da literatura portuguesa.

 

Título: “Esteiros”
Autor: Soeiro Pereira Gomes
Editora: Edições Sirius
Modo literário: Narrativo/Romance

 

Sugestão de leitura do aluno Rafael Gomes Ventura, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS