Participação de Alunos do CIC na 18.ª Edição das “International Masterlasses” - FCUP

Prof. José Gama
24/03/2022

No passado dia 19 de março, quatro alunos da disciplina de Física do 12.º ano do CIC, acompanhados pelo professor da disciplina, Dr. José Gama, participaram na 18.ª edição das “International Masterlasses – com as mãos nas partículas”, que decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Os alunos Rita Sabroso e Beatriz Moura, do 12.º QA, Sofia Capelas, do 12.º BT1, e Carlos Miguel, do 12.º EA, tiveram assim a oportunidade de, por um dia, serem cientistas na área da física de partículas, tendo assistido a palestras sobre física das partículas e sobre técnicas de análise de acontecimentos. Posteriormente, fizeram um trabalho de análise em computador de dados das experiências do acelerador LHC do CERN. Seguidamente, intervieram numa videoconferência com o CERN e outros Institutos Europeus (Inglaterra e Alemanha) nos quais esta atividade se realizou em simultâneo, e ainda com alunos da Madeira e de São Tomé e Príncipe, que realizaram, nesses locais, a mesma atividade, discutindo os resultados das suas análises.


O professor responsável por esta atividade destaca o empenho e a participação dos nossos alunos nesta atividade, em que tiveram a oportunidade de estar e falar com cientistas que trabalham num dos maiores centros de ciência do mundo, que é o CERN. O professor José Gama espera, também, que esta experiência tenha sido ainda mais motivadora para estes alunos seguirem no futuro uma carreira como investigadores.

 


Prof. José Gama

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS