Exposição sobre Aristides de Sousa Mendes no Bar do CIC

Os alunos do 12.º AJD, da via científica
14/12/2021

A propósito da comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem, elaborada num contexto em que a palavra de ordem era “Nazi-Fascismo nunca mais”, salienta-se o papel do diplomata português Aristides de Sousa Mendes na defesa destes princípios, tal como mais bem explicitado na rubrica AJ Esclarece.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

"Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus"
(Aristides de Sousa Mendes)

 

Deste modo, o 12.º ano da via científica do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação associou à escrita a imagem, organizando uma exposição que relembra o trabalho humanitário que o diplomata português executou na defesa das inúmeras pessoas que salvou.


Nesta exposição, podem ser vistas imagens reais do processo judicial que opôs o Estado Português a Aristides de Sousa Mendes e que conduziu à demissão de um dos percursores lusos dos princípios humanistas que, mais tarde, viriam a ser incluídos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.


Se apoias a importância de defender, em qualquer parte do mundo, o cumprimento dos Direitos Humanos e queres conhecer melhor este “Justo entre as Nações” (título atribuído a não judeus com que Israel distingue os que ajudaram a salvar a vida de judeus durante o Holocausto), então, antes de comprares o teu “panike”, convidamos-te a explorar o nosso espaço, no bar, e a participar na Maratona de Cartas, o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional.


Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas em todo o mundo para que atuem em defesa de pessoas e comunidades em risco. Após a sua divulgação, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos e juntam-se ao nosso movimento.


A Maratona de Cartas 2021 irá decorrer em Portugal de 1 de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022. Consulte a hiperligação seguinte para o efeito:


 

 

Os alunos do 12.º AJD, da via científica

 

 

GALERIA DE IMAGENS