A EXPERIÊNCIA DA EX-ALUNA CATARINA LOURENÇO EM DESENHO A

Prof. Aníbal Couto
10/03/2022

A ex-aluna Ana Catarina Lourenço voltou ao Colégio para fazer uma visita ao 12.º AG., a convite do professor da turma Dr. Aníbal Couto. A ex-aluna do curso de Artes e Indústrias Gráficas foi à aula de Desenho A para falar sobre as suas experiências académicas, profissionais e pessoais.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A sua paixão pelas Artes Digitais e Multimédia reflete-se na forma como comunica com os alunos. A sua já vasta experiência de vida e profissional está alicerçada nos mais de 8 anos a estudar e trabalhar fora de Portugal.


Desse modo, a Ana Lourenço mostrou e explicou todo o processo de trabalho que usa na realização dos seus projetos, desde os primeiros desenhos executados em papel até ao “produto” final. Os projetos que trouxe para a aula despertaram a curiosidade dos alunos que, logo, pediram para participar, fazendo perguntas sobre os projetos desenvolvidos, bem como sobre as suas experiências de trabalho fora do país.


A Ana, para além de mostrar o seu portefólio, realizado na Escola Superior de Artes e “Design”, em Matosinhos, mostrou também projetos realizados nas empresas onde trabalhou. Informou, igualmente, sobre como foi a sua experiência de adaptação aos novos países/ambientes e incentivou os alunos a viajar, pois “viajar é viver duas vezes”, e a aproveitarem ao máximo as oportunidades que vão surgindo!
Esta experiência foi bastante útil para os alunos do curso, porque também despertou o interesse para a procura de informação mais abrangente de cursos superiores.


Ana, parabéns pelo teu percurso pessoal e profissional. És uma referência e um excelente exemplo para nossos alunos.


Agradecemos a sua presença e desejamos-lhe os maiores sucessos e felicidades.

 

Nota biográfica: natural de Vila Nova de Gaia, a Ana tem mais de 8 anos de experiência internacional em equipas de “web”, “mobile” e “gaming”. A sua experiência profissional e excelente criatividade é essencial no seu posto atual como “Designer” Criativa e de “User Interface”. Além do curso de Artes Digitais e Multimédia pela ESAD, também estudou “Information Design” na FH-Joanneum em Graz (Áustria) ao abrigo do programa Erasmus e frequentou o mestrado de Artes “Ideia e Produção” na faculdade de Belas Artes de Sevilha. Na sua posição atual como “Designer” Criativa e de Interfaces, as suas tarefas principais são as de garantir a qualidade dos gráficos apresentados, sejam interfaces “web”, vídeos, animações ou qualquer tipo de recurso das campanhas de “marketing”. O seu entusiasmo e boa disposição, em parceria com o conhecimento já adquirido, refletem-se no seu modo de trabalho de forma muito natural. Sem medo de partir à aventura, viveu mais de 10 anos no estrangeiro e adora conhecer novas pessoas e ir absorvendo bocadinhos de outras culturas como inspiração. Fez as malas de regresso a casa em Gaia no ano passado, onde continua a trabalhar e a dar passeios de vespa com o seu cão na mochila.


Poder-se-á visitar a seguinte hiperligação sobre a palestrante: www.blackphant.com

 

 

Professor Aníbal Couto

 

 

GALERIA DE IMAGENS