EXPOSIÇÃO “ONLINE” DE AGUARELAS, PELOS ALUNOS DO 11.º AG, DO ANO LETIVO ANTERIOR

Prof. Aníbal Couto
23/11/2021

Na disciplina de Desenho A, a partir da escolha de uma fotografia, os alunos do 11.º do curso de Artes e Indústrias Gráficas, do ano letivo 2020/21, realizaram traduções objetivas da mesma, a aguarela, explorando a mancha e a linha sobre papel de aguarela Canson (de gramagem elevada) ou similar.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Com este trabalho, cada discente apurou a técnica deste meio aquoso, explorando, manipulando, construindo cores e testando diferentes formas de registo de forma a aproximar o mais possível à imagem selecionada.


Quanto ao resultado final, este trabalho excedeu, globalmente, todas as expectativas, visto ter sido o primeiro desafio realizado com esta técnica, contribuindo assim, também, para a preparação para o Exame Nacional de Desenho A.


Deste modo, todo o empenho e dedicação dos alunos, colocados na execução deste exercício, culminaram em bons resultados, daí a realização desta exposição.

 


Prof. Aníbal Couto

 

Nota:

«A aguarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água.


Os suportes utilizados na aguarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem. Isso porque é necessário que o papel seja mais grosso visto a utilização da água, fazendo com que não haja deformações no papel. São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, cartolina, couro, tecido, madeira e tela.


A aguarela é necessária a quem deseja aprender outras técnicas de pintura, já que envolve o protagonismo da água, um elemento de difícil manuseio. Além disso, esta técnica exige subtileza e cuidado na execução. A intensidade e a transparência das cores, as possibilidades cromáticas e a sensibilidade em se colocar as tintas no suporte são importantíssimas e são características que serão úteis nas demais técnicas de pintura.»
Fonte: Wikipédia

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS