Vinte e quatro horas “on”-CIC

Prof.ªs Paula Oliveira e Maria José Queirós
27/07/2022

A magia dos afetos, que também conhecemos e aplicamos na nossa escola, alivia-nos a preocupação constante sobre para que serve concretamente o que ensinamos? Serão as aprendizagens essenciais consideradas verdadeiramente isso que pretendem ser?

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A resposta chega-nos, muitas vezes, da reação dos nossos alunos às propostas “fora de caixa “que lhes são lançadas. Desta feita, um grupo de alunos de 11.º ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação aceitou doar 24 horas das suas férias para cuidar do ambiente, separando e transportando centenas de quilos de papel para reciclar e angariar receitas para o projeto de renovação da biblioteca da escola; arrumar a biblioteca e preparar o banco de livros que aliviará a despesa em livros escolares de algumas famílias da nossa comunidade.


Perceberam, assim, que ser solidário e interventivo, além de fundamental, pode ser divertido, pois jantaram e dormiram no Colégio, saborearam as relações entre pares e com os professores sem interferência do exterior e com a simplicidade de quem decidiu que queria estar. Disso testemunham alguns dos participantes:


“Posso dizer que a experiência do “acampamento” foi incrível, não estava à espera de me divertir tanto como me diverti!! Espero poder participar se for para repetir”
(Filipa);


“O “acampamento” foi certamente uma experiência diferente, extraordinária, incrível e enriquecedora que gostaria de repetir. Muito obrigada”
(Inês Santos);


“Claramente não estava à espera de me rir tanto num “acampamento” no Colégio. Foi uma experiência incrível, diferente e entusiasmante. Com certeza uma experiência a repetir”
(Ana);


“O “acampamento” foi sem dúvida uma experiência que nunca pensei que iria realizar: gostei bastante e diverti-me muito. Será uma aventura que nunca irei esquecer e que quero voltar a repetir”
(Mafalda);


“Obrigada, professoras, por este momento de partilha e de autêntica diversão que nos proporcionaram. Gostei tanto, mas tanto que já ia hoje outra vez. Ri-me tanto, mas tanto que nunca irei esquecer este momento. É muito engraçado ver como são verdadeiramente as pessoas sem estarem sob pressão. Mais uma vez obrigada.”
(Nuno).


Contrariando a música dos “Pink Floyd”, “os professores não podem deixar os miúdos em paz” porque são precisas ações individuais e coletivas, ancoradas na escola, para que o mundo possa ser um lugar melhor. Só assim ativamos, dando sentido, as aprendizagens essenciais.


Obrigada, alunos participantes, e boas férias!

 


Prof.ª Paula Oliveira e Prof.ª Maria José Queirós

 

 

 

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