EMPATIA – ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU NO CIC A DISTÂNCIA

Professoras Maria José Queirós e Paula Oliveira
com os alunos do 11.º AJD
13/04/2021

No dia 8 de abril, pelas 14h00, via plataforma “Zoom”, realizou-se mais uma atividade, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular “Um Olhar sobre um ser (des)humano”, na qual uma equipa do Instituto Padre António Vieira abordou o tema Empatia. Mais uma vez, foi um momento que propiciou reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na construção de um mundo melhor.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No passado mês, durante o Sarau Literário "Cheios do Vazio", foi lançado aos presentes o desafio de selecionar uma palavra que refletisse o ponto de partida para o fim da escravatura do século XXI. EMPATIA foi a palavra que se destacou e que também o Papa Francisco considera fundamental promover na sociedade, “para que ninguém fique indiferente às invocações de ajuda do próximo. A sensibilidade humana deve ser universal, independente do credo religioso, da classe social ou do contexto cultural”.


Assim, desta feita, no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma do 11.º ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, dando continuidade ao nosso projeto DAC um "Olhar sobre um ser (des)humano", a equipa do Instituto Padre António Vieira abordou o tema Empatia, à luz do conceito e filosofia UBUNTU, através de Nelson Mandela, Malala Yousafzai, Rosa Parks e Martin Luther King Jr., líderes de referência da Academia de Líderes Ubuntu.


No Colégio Internato dos Carvalhos, os alunos são empoderados para assumirem o seu papel de líderes de mudança no espaço e nas relações que, ao longo da vida, irão conquistar. O conhecimento, mas sobretudo, e cada vez mais, a resiliência, o espírito crítico, a responsabilidade aos mais variados níveis, o compromisso e a criatividade moldados pela empatia serão a chave dos seus projetos de futuro com valor(es).


Nas atividades desenvolvidas, em que os alunos participaram de forma muito ativa, descobriram que Empatia é trabalhar com o coração (Volmink, 2019), é acreditar que todos e cada um pode fazer operar mudança.


Citando Rui Marques, presidente do Instituto Padre António Vieira, “por vezes temos de sair de nós para nos reencontrarmos. Precisamos de olhar de fora para ver a nossa essência, com a distância crítica que o excesso de proximidade não permite. Esse olhar permite-nos ver também o que nos falta e pode impulsionar-nos para aprender com outros”.


Ao jeito de Santo António Maria Claret, Empatia será certamente “olhar ao mais urgente, oportuno e eficaz”

 

1ª Parte

 

2ª Parte


Professoras Maria José Queirós e Paula Oliveira
com os alunos do 11.º AJD

 

 

GALERIA DE IMAGENS