Conhecer Tonel – Ex-aluno do CIC e Ex-futebolista Profissional

Prof. Ernesto Lopes
26/04/2021

No passado dia 15 de abril, o ex-aluno do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) e ex-jogador de futebol profissional António Leonel Vilar Nogueira Sousa, mais conhecido no meio futebolístico por Tonel, partilhou toda a sua experiência de vida como atleta, com os alunos do 12.º ano do Curso de Animação Sociodesportiva (CASD), através da plataforma “Teams”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Tonel realizou a sua formação, como futebolista, nos Clubes do Futebol Clube do Porto (FCP) e Sporting Clube de Espinho. Iniciou a sua carreira como profissional de futebol na equipa B do FCP (1998/1999), tendo jogado ao mais alto nível durante 17 anos. Jogou em vários clubes da primeira divisão, nomeadamente na Académica de Coimbra, Marítimo, Sporting Clube de Portugal, Beira-Mar, Feirense e Belenenses, onde terminou a sua carreira desportiva (2015/2016). Representou, durante três anos, uma equipa da Croácia: o Dínamo de Zagreb. Tem 55 internacionalizações em representação de todos os escalões jovens da seleção Nacional. Na seleção sénior, jogou ao centro da defesa com o Ricardo Carvalho e com o capitão Cristiano Ronaldo. Jogou contra grandes estrelas do futebol mundial, Cristiano Ronaldo, Messi, Rooney e Abramovich. Na sua longa carreira, jogou 581 jogos e marcou 44 golos. Atualmente é comentador desportivo na SportTV.


Embora a distância, Tonel manteve um diálogo com os alunos de grande proximidade e de grande disponibilidade, para responder a todas as questões colocadas. Foram abordados assuntos de grande interesse para os jovens atletas e alunos do CIC, nomeadamente: “conciliação do sucesso escolar com o sucesso desportivo”; “perfil psicológico de um atleta de alta competição”; “percurso de jogador desde os escalões de formação até ao escalão sénior”; “A paixão pelo que se faz como como requisito necessário para o sucesso”; “as competências atitudinais exigidas para se atingir o sucesso, quer como atleta profissional quer na vida”; “importância da retaguarda familiar para o sucesso desportivo”; “perfil de liderança de um capitão de equipa”; “papel da imprensa no futebol de alta competição”; e “componentes fundamentais para a longevidade desportiva - alimentação, treino e repouso /recuperação”.


Os alunos do CASD demonstraram o seu agrado por este encontro com Tonel, tendo afirmado que retiveram vários ensinamentos de tudo o que foi revelado nesta sessão, nomeadamente: “Que nunca devemos desistir porque mais tarde todo o trabalho será recompensado”; “Tudo é possível desde que me dedique e me esforce. É importante desafiar-me a mim mesma constantemente”; “A disponibilidade que o Tonel arranjava para seguir o seu sonho, ir aos treinos, e, mesmo assim, tentar acompanhar o ano escolar”; “O seu empenho, resiliência, competitividade, perseverança, confiança, trabalho, entre outros, mas esses foram os principais que o levaram ao êxito”.


Agradecemos a disponibilidade deste grande atleta e grande exemplo do “saber ser” e “saber estar” no desporto e na vida, que comunga dos valores que defendemos no nosso colégio. Acreditamos que, independentemente dos percursos profissionais dos nossos alunos, estes irão deixar a “marca CIC” na sua forma de estar na vida em sociedade, que pretendemos mais solidária, fraterna e humanizante.


Bem-haja Tonel!


Pel’ O Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto
Prof. Ernesto Lopes

 

 

GALERIA DE IMAGENS