Memórias de um dia (#1)

Conselho Pastoral
21/10/2020

Com esta rubrica vamos recordar o dia 24 de outubro de 2019, dia em que celebrámos festivamente a vida e obra de Santo António Maria Claret, fundador dos Missionários Claretianos, entidade que tutela a nossa escola, e, por essa razão, este é também o Dia do Colégio. Um dia em que vivemos em comunidade os valores e carismas que partilhamos com os Missionários Claretianos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A preparação deste momento começou duas semanas antes. Nos momentos de encontro do projeto SER+, todos os alunos foram desafiados a refletir sobre a vida de Claret e como a sua experiência pessoal moldou os carismas Claretianos. Aos alunos do 10º ano foi proposta uma reflexão sobre “escutar o chamamento/estar atento à realidade que nos rodeia”, aos alunos do 11º ano o tema “ser resiliente/manter a motivação na persecução dos objetivos fixados” enquanto os alunos do 12º ano se projetaram no futuro, questionando-se sobre “que marca deixo no meu caminho”.

 

Ao longo desse encontro os alunos puderam conhecer melhor a vida de Santo António Maria Claret, visualizando um vídeo biográfico e jogando um Kahoot sobre este mesmo tema.

 

Depois, e partindo de atividades lúdicas, transpuseram para a sua realidade alguns momentos da vida de Claret, refletindo sobre os temas propostos:

  • o chamamento sentido por Claret para a vida religiosa – o que sou eu chamado a realizar? Estou atento à realidade que me rodeia? Como a perceciono?
  • os revezes (e atentado à vida) “impostos” no projeto de vida de Claret – como lido com os percalços com que me deparo na vida? Como me supero mantendo fiel aos meus objetivos e valores?
  • A fundação da Congregação dos Missionários Claretianos por Santo António Maria Claret – que marca vou eu deixar naqueles com quem faço caminho? Como vou ser recordado por todos com quem me cruzo?

 

E foi assim que, inspirados em Claret, os nossos alunos fizeram uma reflexão sobre a sua própria vida… foi assim que conheceram um pouco mais da vida deste homem que, pequeno em estatura, deixou um legado e um projeto que queremos, como comunidade, manter vivo.

 

Ficaram lançadas as sementes para viver de forma ainda mais ardente o dia 24 de outubro, Dia do Colégio Internato dos Carvalhos e Dia de Santo António Maria Claret. Dar sentido a um dia de festa recordando que a vida deve ser sentida, partilhada, marcante… não apenas vivida!


Conselho Pastoral

 

 

GALERIA DE IMAGENS