UM LIVRO POR SEMANA: O Anjo Branco

Sugestão de leitura da aluna Luana Martins
28/09/2020

“O Anjo Branco” baseia-se na história de vida do pai do próprio autor, médico em Moçambique na altura da guerra colonial.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O livro é extremamente interessante porque consegue tratar temas sérios como é o caso dos problemas básicos da saúde pelos quais a população local passava (falta de acessos, de médicos e de assistência hospitalar), a guerra colonial e a sociedade e vida política da época, ao mesmo tempo que nos conta uma história apaixonante, focada no personagem principal e nas suas escolhas de vida. Os capítulos iniciais retratam a infância de José Branco ao mesmo tempo que nos narram um país fechado para o mundo, onde a Coca-Cola não era permitida e onde ouvir notícias do estrangeiro tinha de ser feito em segredo. Lentamente o livro vai evoluindo para temas mais pesados: a questão médica e o papel que José Branco teve na Fundação do Serviço Médico Aéreo de Moçambique, e depois, mesmo no final, um dos maiores segredos da guerra colonial, "narrado" pelo sobrinho do personagem principal.


É um ótimo livro. Uma leitura que eu recomendo sem qualquer dúvida. Facilmente nos encantamos com Moçambique e nos identificamos com o sofrimento, com a luta e a revolta daquelas personagens. É um livro que nos faz pensar sobre um período da nossa história que marcou muitas pessoas e que ainda hoje marca como é o caso de ex-soldados que sofrem de stress pós-traumático.

 

Título: “O Anjo Branco”
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva
Modo/género literário: Narrativo/Romance

 

Sugestão de leitura da aluna Luana Martins.

 

GALERIA DE IMAGENS