Hora do Planeta 2021

Projeto “Ambiente e sustentabilidade”
As professoras responsáveis,
Alice Viveiros
Olívia Magalhães
27/03/2021

No dia 27 de março, das 20:30 às 21:30, apaga a luz e liga-te ao planeta.
O maior movimento global contra as alterações climáticas.
A Hora do Planeta é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta. Esta iniciativa da WWF nasceu 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as alterações climáticas.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Ano após ano, a Hora do Planeta tem vindo a crescer para se tornar num movimento de sustentabilidade global com mais de 3,5 mil milhões de pessoas em 190 países e territórios a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.


Todos os anos, no último sábado de março, as casas, as ruas, os edifícios e os monumentos apagam as suas luzes na Hora do Planeta, criando um impacto impossível de ignorar. Este ano, o projeto pretende criar ainda mais impacto no mundo digital através do primeiro “holofote virtual” da Hora do Planeta.


Em Portugal, há já 108 municípios parceiros da iniciativa, que conta ainda com o apoio de oito empresas e vinte e quatro organizações.


Ângela Morgado, diretora executiva da ANP/WWF, frisa que "historicamente, a Hora do Planeta junta cidadãos, organizações e empresas conscientes da urgência climática em que vivemos, e sobretudo do poder que cada um tem na mitigação das alterações climáticas". "Portugal está a viver para além da água que tem e este cenário vai piorar com o agravamento das alterações climáticas, razão pela qual as questões relacionadas com Água devem preocupar-nos a todos. Acreditamos que devem ocupar um lugar cada vez maior nas discussões públicas", acrescentou.


"Ecossistemas saudáveis são essenciais para sociedades prósperas, equitativas e sustentáveis. O atual modelo socioeconómico está a provocar a destruição devastadora da natureza, que por sua vez aumenta a nossa vulnerabilidade a pandemias, acelerando as alterações climáticas e colocando em risco os meios de subsistência", afirma, por outro lado, Marco Lambertini, diretor da WWF Internacional.


Lambertini refere, também, que "2021 é um ano crucial para a humanidade". "Com o mundo a tentar recuperar da devastação da pandemia da COVID-19 e a reconstruir-se, precisamos de colocar a natureza no centro dos nossos esforços de recuperação para as nossas economias e sociedades", frisa.


Como participar?


  • No dia 27 de março, das 20h30 às 21h30, apague a luz e ligue-se ao planeta.

  • Nesse mesmo dia, às 20h30, a Associação Natureza Portugal (ANP/WWF) vai publicar nas redes sociais da ANP/WWF (Facebook, Instagram e Twitter) um vídeo exclusivo da Hora do Planeta 2021;

  • O seu papel? Partilhá-lo ao máximo, taggando a ANP/WWF e usando as hashtags #EarthHour #HoradoPlaneta;

  • Partilhe nos seus stories e feed, retweete-o e envie-o por mensagem a amigos e familiares ou identifique-os nos comentários dos nossos posts;

Mesmo com as circunstâncias atuais, esta é uma oportunidade incrível para criar impacto – “online” e através da casa de cada habitante do planeta.


Ao invadir o mundo digital com este conteúdo único, vai fazer com que a Hora do Planeta não passe despercebida e chegue mesmo àqueles que não estão tão alerta para a crise climática.


Mais informação aqui: https://horadoplaneta.pt/



 

Projeto “Ambiente e sustentabilidade”
As professoras responsáveis,
Alice Viveiros
Olívia Magalhães

 

GALERIA DE IMAGENS