“PERFIL DO EDUCADOR CLARETIANO”
Ação de Formação para todos os Docentes do CIC

CIC
09/09/2020

Nos últimos meses, devido à pandemia da COVID-19 que persiste em manter-se, fomos desafiados a reinventarmo-nos e a criar novas formas de trabalhar, de aprender, de ensinar, de nos relacionarmos, de vivermos….

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Após a 2.ª fase dos Exames Nacionais (de 1 a 7 de setembro), momento em que nos fomos encontrando e cumprindo com todos os cuidados de distanciamento social, iniciámos o ano letivo 2020-2021.


Apesar do contexto atual que o mundo vive, a vida não pode parar. Neste sentido, o CIC promoveu, no dia 8 de setembro, uma ação de formação para todos os Professores, através da Plataforma Microsoft Teams, subordinada ao tema “O Perfil do Educador Claretiano”.


Esta oportunidade formativa para todo o Corpo Docente realizou-se em dois momentos: o primeiro, num trabalho síncrono durante a manhã de terça—feira; o segundo foi-se concretizando nos dias seguintes, ao ritmo de cada um na realização de algumas atividades assíncronas.


Abriu a sessão o Eng.º Evaristo Moreira, Vogal da Direção Pedagógica responsável pela área da Formação e Inovação Pedagógica, apresentando o programa para esses dias, dando, de seguida, a palavra ao Dr. José Pedrosa, Diretor Pedagógico do CIC, que começou com uma palavra de saudações e de votos de um bom ano letivo, sublinhando que as condições em que iremos arrancar o ano letivo não são fáceis, mas manifestando toda a confiança no profissionalismo e responsabilidade de todos os colaboradores do CIC. Terminou com uma palavra de agradecimento pela forma exemplar como encerrou o ano letivo 2019/20, apesar de todas as contingências a que fomos sujeitos.


De seguida, o Eng.º Evaristo passou a palavra ao Pe. José Maia, Presidente do Conselho Diretivo do CIC e Representante da Entidade Titular.


Após uma palavra de boas vindas, o Pe. José Maia fez um resumo da Vida de S. António Maria Claret, Fundador da Congregação dos Missionários Claretianos, recordou que o Colégio Internato dos Carvalhos é uma obra Claretiana que tem uma missão no mundo.


Continuou relembrando que o CIC tem uma formação diferenciada, mas que, à semelhança do seu Patrono, continua a ser “urgente, oportuno e eficaz” formar e educar jovens HOJE, em “Conhecimento, em Inovação, mas também na aquisição de outras Competências”, por isso toda a nossa ação educativa deve assentar em valores Cristãos e Claretianos – Um projeto Educativo alinhado na mundividência cristã.


Terminou com uma palavra de apreço pelo trabalho que tem sido desenvolvido no CIC, sublinhando, na ocasião, o facto de o CIC ter conseguido obter o Selo EQAVET - selo de garantia da qualidade decorrente do Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais.


Após a intervenção do Pe. José Maia, usou da palavra a Dra. Ana Sofia Viana, Vogal da Direção Pedagógica responsável pelo Conselho Pastoral e Gestão de Projetos, que começou por recordar algumas mudanças que ocorreram na Congregação dos Missionários Claretianos, passando a Província Portuguesa a integrar a recém-criada Província de Fátima, num total de quatro países - Portugal, Espanha, Reino Unido e Zimbábue - e vinte e cinco Comunidades, entre as quais alguns Colégios.


Neste sentido, todos as comunidades devem procurar desenvolver toda sua missão de acordo com o lema da Congregação: “Crescer com Claret”.


Seguidamente, a Dra. Ana Sofia, tendo em conta o que foi dito anteriormente pelo Representante da Entidade Titular, assim como o referencial de alguns documentos orientadores – Ideário dos Colégios Claretianos e Projeto Educativo do CIC -, lançou o desafio de construirmos o “Perfil do Educador CIC”, trabalho a ser desenvolvido por todos os Docentes, em atividades assíncronas, individualmente e em Grupo Disciplinar, no restante tempo destinado para esta ação de formação.


Seguiu-se uma partilha de projetos desenvolvidos no CIC e ilustrativos de Boas Práticas Pedagógicas - excelentes exemplos de inovação e de trabalho cooperativo. Os Projetos apresentados, e já divulgados oportunamente a toda a Comunidade Educativa, foram: “Projeto Remat”, Projeto “A Empresa” da JAP e um Projeto de Literacia das Redes Sociais, o “Social Media Literacy – SML”.


Com esta ação de formação, o CIC fortalece a sua Identidade Claretiana, reiterando o compromisso do Lema Pastoral agregador de todos os Colégios Claretianos da Província de Fátima - “Crescer com Claret” - dando, assim, continuidade ao lema do CIC durante três anos e iniciado no ano letivo 2019/20 que é o de continuarmos a ser “Uma Escola de Futuro com Valor(es)”.


Foi um recomeço diferente, mas o desafio que temos pela frente é grande: fazer com que todos os dias sejam oportunidades de recomeçar, “sem angústias e sem pressas”, transformando a ansiedade em tranquilidade e a dificuldade em oportunidade, pois só assim fazemos acontecer, só assim continuaremos a ser “Uma Escola de Futuro com Valor(es)” que “Cresce com Claret” e que, a cada dia, à semelhança do seu Patrono, “olha para o mais urgente, oportuno e eficaz”.


Votos de um excelente ano letivo para todos!

 

CIC

 

 

GALERIA DE IMAGENS