10 dicas para um Natal sustentável (#9 e #10)

Projeto “Ambiente e Sustentabilidade”
As professoras responsáveis: Alice Viveiros e Olívia Magalhães
03/12/2020

Mesmo ainda faltando um mês para a data mais esperada, já se sente que o Natal está próximo. As luzes de rua já estão acesas, as músicas natalícias já se fazem ouvir em vários locais e sentimos que, de alguma forma, estamos a ficar atrasados na preparação.
Hoje falamos sobre reciclar. Dá esta prenda ao Planeta!

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O certo é que, por mais espírito natalício que tenhamos, o Natal é uma das épocas do ano com maior consumo e desperdício de recursos. É o grande fluxo de deslocações, o consumo descontrolado, as embalagens e as ceias exageradas que, no fim de contas, acabam por gerar muito desperdício. Contudo, o nosso Natal não precisa de ser assim. A verdade é que conseguimos facilmente viver esta época da mesma forma, partilhando esta magia contagiante com quem mais gostamos, evitando um impacto tão grande no meio ambiente.


Hoje e nos próximos dias, poderás descobrir 10 dicas para tornares o teu Natal mais sustentável e consciente.

 

1. Consumo consciente


Esta primeira dica, aplicável a todas as restantes, toca num dos pontos mais críticos: neste Natal, temos de ser conscientes.


Se a “Black Friday” abriu oficialmente a “época” de compras, é de esperar que, neste próximo mês, o estímulo ao consumo seja enorme e que, por mais que queiramos fugir, acabemos por fazer algumas compras desnecessárias. Para um Natal sustentável, é importante teres a cabeça no lugar: não te deixes enfeitiçar pelas publicidades variadas, compra apenas produtos para os quais tens funções definidas e, na hora da compra, decide por opções mais ecológicas, com o menor impacto ambiental possível.


Dá esta prenda ao Planeta!

 

 

2. Preparativos

 


Os preparativos também têm a sua pegada ecológica, principalmente pela quantidade de deslocações que precisas para garantir que tudo está na perfeição. A dica é simples: na altura de ir às compras, opta por alternativas mais sustentáveis - vai de transportes públicos ou a pé, respeitando as regras impostas pela Direção Geral de Saúde.


Dá esta prenda ao Planeta!

 

 

3. Árvore de Natal

Para além da tua família e a mesa da consoada, a Árvore de Natal será a estrela da tua época natalícia. Se vives numa zona urbana e sem jardim, onde possas replantar o teu pinheiro, a melhor opção é mesmo uma árvore artificial que possas utilizar durante vários anos.


Se quiseres mesmo um pinheiro natural, escolhe um que tenha raiz – com um espaço definido para o replantar depois – ou opta por árvores vendidas com autorização (bombeiros, serviços municipais), que, por defeito, garantem a sustentabilidade do corte.


Contudo, a opção mais amigável para o ambiente é fazeres a tua própria árvore, utilizando ramos provenientes de podas ou fazendo-a através de materiais reutilizados que tenhas em casa.


Dá esta prenda ao Planeta!

 


4. Luzes mais verdes


É difícil imaginarmos a época natalícia sem as tradicionais luzes de Natal. Contudo, o seu uso acaba por ser tão decorativo e secundário que as torna fáceis de substituir. Neste Natal, é importante optar por lâmpadas mais eficientes e de menor consumo energético, poupando-te dinheiro e dando saúde ao Planeta. E, claro, não as deixes acesas se não estiver ninguém nessa divisão.


Dá esta prenda ao Planeta!

 


5. Decorações “Do It Yourself”


O teu Natal poderá tornar-se ainda mais sustentável e amigo do ambiente se confecionares os teus enfeites de Natal (100% personalizados), usando materiais reutilizados. Deste modo, exercitas o teu talento para os trabalhos manuais.


Se quiseres mesmo comprar decorações de Natal já feitas, opta apenas por enfeites que saibas que vais usar durante vários anos e evita peças de decoração muito compostas em termos de materiais – tudo o que envolva vários materiais torna-se difícil de reciclar (papel com brilho, tão comum nesta época natalícia, por exemplo, não pode ser reciclado).


Dá esta prenda ao Planeta!

 

 

6. Prendas de Natal


A compra das prendas de Natal acaba por ser um dos pontos onde o desperdício é mais fácil de evitar. Com a vontade de dar uma “lembrança” a todos os familiares, muitos destes presentes acabam por não ter utilidade alguma, ficando numa prateleira arrumados durante todo o ano seguinte. Aconselha-te com pessoas próximas do familiar a quem pretendes oferecer a prenda e, em caso de dúvida, podes sempre optar por lhe dar um cartão presente numa loja ou fazer um donativo em nome dele (o apadrinhamento de um animal selvagem ou lembranças ligadas a causas sociais podem ser uma solução).


No planeamento da tua lista de presentes, opta por produtos com utilidade e durabilidade, que não estejam embalados em excesso. No caso de produtos alimentares, procura os de origem nacional e, se possível, biológica. Relativamente aos cosméticos e à perfumaria, escolhe prendas mais naturais e garante que não são testadas em animais. No caso da tecnologia, podes sempre optar por marcas mais seguras e ecológicas.



Dá esta prenda ao Planeta!

 


7. Embrulhos


Idealmente, estes embrulhos deveriam ser todos reutilizados de outras ocasiões. Os efeitos de brilho e cores adicionadas a muitos destes papéis tornam-nos impossíveis de reciclar.


Uma outra opção bem gira e original é embrulhar as prendas de Natal, utilizando páginas de revistas antigas. O que achas?


Dá esta prenda ao Planeta!

 

 

8. Cozinha racional


Com a importância do Natal, a nossa vontade de impressionar e a responsabilidade de garantir que os nossos familiares têm a melhor refeição de sempre, muitas vezes, acabamos por comprar e cozinhar alimentos em quantidades exageradas que apenas geram desperdício.


É importante fazermos uma lista de compras antes de chegarmos ao supermercado e restringirmo-nos a ela. Para tornares a pegada ecológica do teu Natal ainda menor, é aconselhável que confeciones o máximo que consigas em casa (ao invés de comprar feito), privilegiando produtos regionais, adquiridos no comércio local, biológicos, se possível, e provenientes do comércio justo.

 

Dá esta prenda ao Planeta!

 

 

9. Fritos que não são (só) sonhos


Se os fritos de Natal, tal como em várias mesas portuguesas nesta altura, não podem faltar na tua ceia, é essencial respeitares um ponto muito importante: o óleo não pode ser deitado no lavatório! Reserva-o e entrega--o para reciclar nos vários pontos de recolha disponíveis. Contudo, podes transformá-lo em várias velas aromáticas para a noite de Natal.



Dá esta prenda ao Planeta!

 


10. Trata bem dos teus resíduos


Como todos sabemos, esta época festiva é conhecida por gerar mais resíduos do que seria normal. Para além dos resíduos alimentares, que podem ser facilmente compostados, são muitas as embalagens, papéis de embrulho, garrafas de vidro, pilhas ou óleo alimentar usado, entre tantos outros. É importante saber tratá-los e separá-los da melhor forma. Guarda os papéis de embrulho e os laços para reutilizares depois (a maioria destes é composta por partes plásticas que os torna não recicláveis), reserva o óleo alimentar usado e encaminha para o respetivo ecoponto os resíduos que devem ser reciclados.



Dá esta prenda ao Planeta!

 

 

 

Projeto “Ambiente e Sustentabilidade”
As professoras responsáveis,
Alice Viveiros
Olívia Magalhães

 


 

 

GALERIA DE IMAGENS