Mês Internacional das Bibliotecas escolares / Dia da Biblioteca escolar

Os Alunos do 11.º AJ
25/11/2020

D. José Tolentino Mendonça, bibliotecário e arquivista da Santa Sé, afirmou que uma biblioteca é uma “farmácia da alma” e as palavras são “remédios” para a humanidade.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Partilhando do entendimento do Cardeal D. Tolentino de Mendonça de que é preciso mudar a ideologia de que as bibliotecas de hoje são “olhadas mais como museus e depósitos do passado e não grandes centros de conhecimento”, os alunos do 11.º ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, acompanhados da professora Paula Oliveira, desenvolveram, na disciplina de Técnicas Documentais, um conjunto de atividades para celebrar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e o Dia da Biblioteca Escolar (26 de outubro).


De entre outras atividades (“Kahoot”, Inquérito sobre os hábitos de leitura) que já foram noticiadas, destaca-se agora a adesão à campanha de recolha de material escolar para a PROCURA dos Missionários Claretianos, Congregação religiosa a que pertence a nossa escola.


Crescer com Claret é Responder aos Desafios e, por isso, no passado dia 20 de novembro, os alunos do 11.º AJ foram conhecer o trabalho realizado pela Procuradoria Portuguesa das Missões Claretianas a quem entregaram o material escolar recolhido junto da Comunidade Escolar cujo destino é a Casa Claret em São Tomé e Príncipe. Entretanto, estão, ainda, a trocar garrafas de plástico por vales para descontar em compras (papas, algodão, “betadine”, máscaras,…) que serão entregues até ao início de janeiro nesta Instituição. Sublinhando as palavras do Papa Francisco “[…] para sairmos melhores desta crise, devemos fazê-lo juntos, juntos, não sozinhos. Sozinhos porque não se consegue. Ou se faz juntos ou não se faz. Devemos fazê-lo juntos, todos nós, em solidariedade. Gostaria de sublinhar esta palavra, solidariedade.]


(N)Uma Escola de Futuro com Valor(es)” comemorar a imortalidade de Claret é SER+ para o outro que precisa.

 

Os Alunos do 11.º AJ
Na disciplina de Técnicas Documentais com a Prof.ª Paula Oliveira

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS