Conversas a distância – C@D

Prof.ª Isabel Cristina
28/06/2021

Os dois últimos anos letivos vão ficar para a história da educação, em Portugal e no resto do mundo. Os sacrifícios levaram-nos a ultrapassar o nosso limite de resistência e, mesmo assim, manter a coragem e a esperança de chegar ao fim deste processo e estar vivo, com algumas “nódoas negras”, mas vivos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Contudo, como acontece nos desertos, foram surgindo oásis ao longo do caminho, momentos que nos refrescam, engrandecem e que mostram o quanto vale a pena não desistir.


“Conversas a Distância” (C@D) foi um desses oásis. Tratou-se de atividade desenvolvida no âmbito da disciplina de Biologia, do 12.º ano, e tinha como principal objetivo convidar ex-alunos do Colégio, com diferentes profissões na área de Ciências e Saúde, para se ligarem a distância e responder às dúvidas dos alunos sobre as temáticas abordadas no programa da disciplina, mas foi muito além.


A primeira C@D decorreu no dia 21 de janeiro, com a Beatriz Sá Vinhas, finalista de Mestrado Integrado em Bioengenharia, ramo de Biotecnologia Molecular, e que está a trabalhar em Erasmus na Suécia. Os alunos ficaram maravilhados com a simpatia da Beatriz, inspirados pelo seu percurso, que incluiu o nosso curso de Biotecnologia, e deslumbrados com o seu projeto atual que está, como não poderia deixar de ser, relacionado com o estudo do SARS-CoV-2.


Seguiu-se o ex-aluno do curso de Animação Sócio-Desportiva, Vasco Fontes, Biólogo e Mestre em Bioquímica, atualmente investigador na área da Imunologia, no Hospital Universitário em Erlangen, na Alemanha. Foi no dia 13 de maio que o Vasco partilhou o trabalho que desenvolve sobre a Artrite Reumatoide, uma doença autoimune que afeta tantos indivíduos atualmente. Apesar da seriedade da sua investigação, o Vasco tornou mais leve esta experiência com o bom humor que o caracteriza.


Já no dia 20 de maio, a aula de Biologia pôde contar com um testemunho muito especial da nossa, também ex-aluna de Biotecnologia, Joana Carvalho dos Santos, Enfermeira e Musicoterapeuta, sobre como é viver com duas doenças autoimunes. Um momento particularmente emotivo, mas cheio de esperança e doçura.


“Conversas a distância” recebeu a sua última convidada no dia 27 de maio. A ex-aluna do curso de Biotecnologia, Gisela Costa, Bióloga e atualmente a realizar o Mestrado em Ciências do Mar – Recursos Marinhos, no ICBAS, esteve à conversa com os alunos sobre a sua investigação na área da Sustentabilidade. A persistência e a paixão pelo que faz não deixaram ninguém indiferente.


Todos estes “meus meninos”, com percursos tão bonitos, não só a nível das competências científicas como também enquanto cidadãos, com atitudes e valores a ressalvar, superaram as expectativas e contribuíram para esclarecer e motivar os nossos alunos a serem melhores pessoas, em todos os sentidos. Quanto a mim, sinto-me grata e uma privilegiada pela sua disponibilidade e amizade.

 

 

Prof.ª Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS