DOCENTES DO CIC EM OFICINA DE INICIAÇÃO À PROGRAMAÇÃO – 2.ª sessão
QUERES APRENDER A PROGRAMAR?

Pelo LIPCIC
Eng.º Evaristo Moreira
12/03/2020

A segunda sessão da oficina de iniciação à programação “Queres Aprender a Programar?”, destinada a docentes do CIC, participada por professores de Português, Inglês, Matemática e Eletrónica, ocorreu na tarde do passado dia 6 de março.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Na primeira parte da atividade, a Dr.ª Maria Manuel Saavedra e o Dr. Nuno Couto deram continuidade aos conteúdos trabalhados na primeira sessão e abordaram duas estruturas muito importantes na programação, as condicionais e as cíclicas.


Na segunda parte, o Dr. Paulo Pinho apresentou um exemplo prático da aplicação da programação em “Python”. Assim, utilizou um “Raspberry Pi”, um computador que cabe na palma da mão, ligado a um “buzzer” e a um “led”, que reagiram a comandos enviados por outro computador, e a um sensor de temperatura e humidade, cujos dados recolhidos eram enviados através da “Internet”.


Foi uma experiência que mostrou como podemos usar o “Python” e o seu potencial de controlo a distância de periféricos e sensores.


Esta atividade insere-se numa iniciativa lançada no ano letivo passado, através do LIPCIC, com o objetivo de promover a partilha de conhecimentos entre docentes do CIC.

 

Pelo LIPCIC
Eng.º Evaristo Moreira

 

GALERIA DE IMAGENS