Visita de estudo à “Web Summit”

Roberto Nogueira, 12.º IF
18/11/2019

No dia 5 de novembro, as turmas de 12.º ano do curso de Informática de Gestão e do curso de Informática participaram numa visita de estudo à capital do país, mais propriamente ao evento internacional “Web Summit”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A “Web Summit” é uma conferência mundialmente conhecida, que é realizada desde 2009, começando por ser realizada em Dublin e, depois dos primeiros cinco anos, passou a ser realizada em Portugal. Foi fundada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey e, desde o primeiro ano, foi crescendo brutalmente. O principal tema da “Web Summit” é a tecnologia, levando vários “CEO” e “start-ups” tecnológicas a mostrarem algo inovador. Após dois anos de sucesso em Portugal, foi feito um acordo entre a “Web Summit” e o Governo português para uma parceria de dez anos, o que significa que a “Web Summit” será feita em Portugal até 2028.


No dia 5 de novembro, as duas turmas de Informática partiram bem cedo para Lisboa, para tirar o máximo proveito das palestras que iriam ser realizadas nesse dia. Participaram, no total das duas turmas, 52 alunos que foram acompanhados por três professores do Colégio.


Chegámos por volta das 9h00 e, depois de várias revistas por parte dos seguranças, pudemos entrar no tão esperado evento. Durante todo o dia, assistimos a várias apresentações de “start-ups”, que são pequenas empresas que levam os seus projetos para possíveis investidores impulsionarem mais adiante o futuro da empresa.


Depois de entrarmos, estava a ser apresentado, por Ronan Dunne, o tema “Are you ready for 5G?”, da empresa Verizon. Esta empresa é uma operadora de telemóveis nos EUA, criada em 2000, e que está a implementar a tecnologia de rede 5G. Durante a apresentação, abordou-se que muitas empresas não estão prontas para o 5G, mas que será muito revolucionário no futuro e que poderá abrir muitas novas possibilidades para várias empresas.


Depois desta exuberante apresentação, Barbara Coppola, da empresa IKEA, Kristin Lemkau, da empresa JPMorgan, Chase e Lei Cheng, pertencentes à CGTN, lideraram o palco principal da “Web Summit”. O tópico do diálogo foi “Reinventing your brand in a digital era”.


De seguida, subiram ao palco Kevin Weil, da empresa Calibra (Facebook), e Tim Bradshaw, do “Financial Times”, para nos apresentar o projeto da Calibra que é uma moeda digital chamada Libra inserida num sistema global de pagamento pela tecnologia “BlockChain”. Esta ideia surgiu devido a muitas pessoas no mundo não terem acesso a serviços financeiros básicos e com o intuito de fornecer ao mundo um maior acesso ao dinheiro e à economia global.


Depois de uma pequena pausa, Reshma Sohoni (Seedcamp), David Brown (Techstars), Fabrice Grinda (FJ Labs) e Mike Butcher (TechCrunch) discutiram como seriam os próximos doze meses e que novas tendências iriam aparecer.


Um tema bastante discutido atualmente é o futuro da União Europeia depois do “Brexi”t. E este foi o tema que se seguiu depois da interlocução entre as quatro pessoas suprarreferidas. Esta apresentação foi feita por Michel Barnie, pertencente à Comissão Europeia, que nos explicou o que estaria reservado para a Europa depois do “Brexit”.


“Thinking outside the box” foi a apresentação seguinte. Nela, participaram Wladimir Klitschko, ex-campeão mundial dos pesos pesados, Kristen Dumont, da Machine Zone, e Halsey Minor, da CNET & Live Planet.


Mais um tema bastante falado mundialmente é a reeleição de Donald Trump, que foi abordada na “Web Summit”. As opiniões por parte de Joe Pounder, Neal Katyal e Brittany Kaiser foram bastante diferentes. Houve a opinião de que Trump deveria ser reeleito, a opinião de não o reeleger e o meio-termo também.


Para acabar a manhã, David Eun, da Samsung, explicou-nos como seria a nossa casa em 2025. Através de várias tecnologias inovadores (espelhos, chão, entre outros), será possível acompanhar tudo sobre a casa e até informações do nosso próprio corpo. Com isto, a parte de manhã ficou fechada e nós fomos almoçar para, depois, voltarmos o mais rapidamente ao palco principal às 14h00.


No início da parte da tarde, Manik Gupta, da Uber, e Tim BradShaw conversaram sobre o futuro da Uber e como foi o percurso de Manik nos quatro anos em que esteve ligado à empresa.


Como todos sabem, atualmente exitem vários “influencers”, e esta parte foi destinada a uma conversa entre três deles: Caspar Lee, Jessia Ennis-Hill e Ian Somerhalder.


No momento seguinte, Lucy Liu, Juan Ortega, Markus Villig, Melanie Perkins e Adam Satariano conversaram como as suas empresas, fundadas em Hong Kong, Colombia e Estónia, ficaram avaliadas em um mil milhão de dólares.


E quem não conhece a Alexa? Rohit Prasad explica-nos o quão sucesso a Alexa teve nos últimos cinco anos e os avanços que poderá ter futuramente através da inteligência artificial para novas experiências entre clientes.


Ronaldinho é um dos ídolos dos jovens no futebol pelo seu futebol e pela sua personalidade. Num pequeno espaço de tempo, conseguiu passar a mensagem a todos os que o escutavam para nunca desisitir e perseguir sempre o nosso sonho.


Cantona é outro jogador mítico do futebol que levou à “Web Summit” um tópico bastante interessante, acompanhado de Jurgen Griesbeck, da empresa Common Goal. O tópico foi “Changing the world 1% at a time”.


Por fim, Katherini Maher, da Wikipedia, falou-nos sobre o poder da “internet”, as “fake news” e sobre o Wikipedia.


No fim da “Web Summit”, partimos em direção ao autocarro para voltar de regresso a casa.


Em conclusão, na visita de estudo à “Web Summit”, ficámos a conhecer mais sobre várias tecnologias e pudemos ver pessoas importantes da área tecnológica que está a crescer cada vez mais.


Queremos agradecer aos professores que nos acompanharam e ao Colégio por nos ter proporcionado esta viagem na qual aprendemos muito.


Roberto Nogueira, 12.º IF

 

GALERIA DE IMAGENS