Tornar-se Pessoa
Eu sou porque tu és!

As Professoras:
Paula Oliveira, Alice Viveiros e Maria José Queirós
22/07/2020

Em setembro de 2019, o Colégio Internato dos Carvalhos abraçou mais um desafio que veio complementar o trabalho desenvolvido no âmbito do crescimento pessoal e relacional dos nossos alunos. A Academia de Líderes UBUNTU (em que “ubu” significa “tornar-se” e “ntu”, “pessoa”), à qual aderimos, trabalha na capacitação dos jovens que, inspirados pela filosofia de liderança de Nelson Mandela, se disponham a SERVIR os outros e assim crescer como pessoa.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Porque também numa Escola Claretiana se assume que “Uma pessoa só é uma pessoa através de outras pessoas”, destacou-se um conjunto de professores que, após formação específica, iria dinamizar, junto dos alunos, a dinâmica Ubuntu trabalhando a compreensão da identidade e dos valores que devem pautar relacionamentos saudáveis que contribuam para a realização pessoal e para o bem-estar dos outros.


A metodologia a implementar no CIC focar-se-ia em alguns alunos do 10.º ano que, inconformados com as injustiças (exclusão, racismo, xenofobia, “bullying”, etc.), seriam habilitados com ferramentas que os capacitariam a ser agentes ativos na luta por um mundo melhor. O tempo escolhido para a Semana UBUNTU_CIC foi a Semana Cultural, mas, por força do confinamento obrigatório, não foi possível implementá-la. No entanto, foi possível convocar um conjunto de jovens para responder ao desafio final #Mandela bridges. O repto lançado, para comemorar o nascimento de Nelson Mandela, foi escolher uma ponte, junto da escola, e selecionar uma frase que simbolizasse a essência UBUNTU assente na ética do cuidado, da liderança servidora e da construção de pontes que derrubam muros e promovem a reconciliação e a solidariedade.


SOU DONO DO MEU DESTINO, CAPITÃO DA MINHA ALMA foi uma das frases que acompanharam Mandela durante os 27 anos de cativeiro e que os alunos escolheram porque reflete a importância que o CIC atribui às competências focadas no indivíduo [Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência] e, num segundo nível, competências sociais e relacionais [Empatia e Serviço].


Partilhamos aqui o vídeo e as fotografias que representaram a participação CIC no “Mandela Bridges World E-Summit”, que congregou centenas de jovens de 40 países, e que contou com o discurso de abertura de António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, e com a participação de três Prémios Nobel da Paz — José Ramos Horta, Muhammad Yunus e Kaylash Satyarthi — e ainda Ndaba Mandela, neto de Mandela, entre outros oradores de relevo.


Estivemos lá porque Ser Claret é ser + Humanista!



 


Pelas Professoras:
Paula Oliveira,
Alice Viveiros e
Maria José Queirós com os alunos do 11.º AJ

 

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS