CIC PARTICIPA NO PROJETO “ROBOSTEAM”

Eng.º Jonny Alves e Eng.º Manuel Jesus
02/10/2019

Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2019, os professores Jonny Alves e Manuel Jesus estiveram em Karlsruhe (Alemanha) reunidos com os representantes dos parceiros Instituto Politécnico de Bragança, Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, Universidade de León, Universidade de Salamanca, IES Eras de Renueva, Universidade de Finlândia Oriental e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, no âmbito do projeto Europeu ROBOSTEAM, cofinanciado por Erasmus + KA2 - Cooperação e Inovação para Boas Práticas. Parcerias estratégicas para a educação escolar.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Nos dias de hoje, os nossos jovens cada vez mais têm de estar preparados para a sociedade digital que os rodeia. Para isto, devem desenvolver o seu conhecimento, que, juntamente com o desenvolvimento de outras habilidades técnicas, possibilita o desenvolvimento do que é conhecido como “pensamento computacional”. Dessa forma, eles precisam desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a colaboração, a comunicação e a criatividade. Estes tipos de atividades de aprendizagem estão ligadas habitualmente à educação “STEAM” (“Science, Technology, Engineering, Art, & Mathematics”).


Para definir este conjunto de atividades que permitem a integração do “STEAM” e do pensamento computacional, este projeto recorre ao uso de robôs.


Assim, o projeto “ROBOSTEAM” tem como objetivos:

  • Facilitar: Integrando o “STEAM” e desenvolvendo o pensamento computacional. O projeto fornecerá estruturas e ferramentas para facilitar as ações de aprendizagem que desenvolvem essas competências, mas também que permitem avaliar a sua aquisição;
  • Inovar: Práticas inovadoras na era digital, aplicando abordagens de aprendizado baseadas em desafios para abordar a integração do “STEAM” e o desenvolvimento do pensamento computacional e usando robôs e dispositivos físicos para o fazer;
  • Promover o Intercâmbio de Conhecimento: Intercâmbio de experiências e desafios entre escolas em diferentes contextos socioeconómicos, através de dois ciclos piloto.


O projeto pedagógico será desenvolvido com a turma do 11.º ano do curso de Eletrónica e Telecomunicações, pelo que alguns alunos participarão num intercâmbio com a escola IES Eras de Renueva e a Universidade de Finlândia Oriental. Nesta reunião, foram definidas as diretrizes e as datas para os vários pontos de desenvolvimento do projeto. Mais informação será disponibilizada na página “web” <http://robosteamproject.eu/> e na rede social <https://twitter.com/RoboSTEAM_EU>.


Temos também de deixar uma palavra de agradecimento ao nosso ex-aluno José Luís Magalhães Lima, professor coordenador do Instituto Politécnico de Bragança, pelo desafio e parceria propostos neste projeto.



 


Eng.º Jonny Alves e Eng.º Manuel Jesus

 

GALERIA DE IMAGENS