Visita de estudo do 11.º AJ ao Porto

11.º AJ
06/11/2019

No passado dia 29 de outubro, a turma AJ do décimo primeiro ano, no âmbito das disciplinas de História A e de Técnicas Documentais, acompanhada pelas professoras Paula Oliveira e Anabela Vaz Pinto, realizou uma visita de estudo ao Porto, onde teve a oportunidade de conhecer a Casa do Infante e o Arquivo Distrital do Porto.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Na Casa do Infante, os alunos puderam, em primeira mão, contemplar a área do Arquivo, ficando a par da origem do mesmo e percebendo todo o trabalho que aí é realizado (num percurso documental de 5 km), tendo tido o prazer de observar documentos originais, como o foral de Vila Nova de Gaia. Este foral foi escolhido especificamente pela instituição, uma vez que os alunos são de uma escola localizada no concelho de Gaia. Seguidamente, visitaram o Museu e descobriram a história do edifício que, outrora, foi uma “domus romana” e, posteriormente, a alfândega do rei.


Durante a parte da tarde, e já no Arquivo Distrital do Porto, os alunos puderam, além de conhecer a sua vertente histórica, ver também os processos de conservação e restauro de documentos, que se encontram guardados num percurso de 12 km.


Com esta visita, os estudantes puderam conhecer a evolução histórica destes dois notáveis locais, tendo, ainda, o privilégio de observar toda a prática envolvente, entendendo que são muito importantes para a construção da história, recuando ao passado.


Esta foi uma forma mais prática/lúdica de aprender uma parte do programa escolar destas disciplinas. O conhecimento não se pode cingir só à sala de aula.

 

 

11.º AJ

 

GALERIA DE IMAGENS