Visita à Rádio Festival por alunos do Projeto do CIC “Audio4School”

Pelo Eng.º Jonny Alves
29/10/2019

No passado sábado, 26 de outubro, os alunos que compõem a equipa inicial do projeto do CIC “Audio for School” respeitante ao “hardware” e ao “software”, Guilherme Freitas (12.º ET), Tiago Soares (12.º ET), Pedro Moreira (12.º ET), David Ferreira (12.º IF) e Alexandre Alves (12.º IF), acompanhados pelo professor Jonny Alves e pelo técnico do “Helpdesk” Filipe Almeida, realizaram uma visita às instalações da Rádio Festival, situadas na Rua da Alegria, no Porto.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Esta visita foi concretizada a convite do Padre José Maia que, desde o início, abraçou o projeto de escola e tem sido um dos seus impulsionadores. Os alunos puderam, assim, observar todos os equipamentos necessários, desde o “software” ao “hardware”, para realizar as emissões de rádio. Vivenciaram também a emissão do programa de rádio do Padre José Maia na Rádio Festival, onde a temática foi “Comunicação”, tendo o aluno David Ferreira e o professor Jonny Alves participado no programa, explicando o projeto de escola “Audio for School” que está a ser desenvolvido e a sua importância nos dias de hoje a todos os ouvintes. São de realçar as palavras do David Ferreira que referiu que, hodiernamente, os jovens têm substituído a comunicação da voz pela comunicação dos meios digitais, sendo importante combater esta comunicação surda e muda que impera atualmente, podendo este projeto ser uma ferramenta importante nesta luta.


A equipa da Rádio Festival foi de uma simpatia enorme e grande transmissora de conhecimentos e experiência deste mundo da rádio, pelo que se deixa o nosso agradecimento.


No final, todos reunimos com o Padre José Maia e realizámos um balanço da visita, tendo-se concluído que foi enriquecedora e fundamental neste processo inicial do projeto do CIC “Audio for School”, ficando também um agradecimento por parte da equipa deste projeto ao Padre Maia por esta oportunidade criada.


Em suma, apesar deste projeto ter o seu início nos alunos dos cursos de Eletrónica e Telecomunicações e de Informática, o seu objetivo é envolver todos os alunos dos diferentes cursos do Colégio, pois não se trata apenas de substituir o toque da campainha e colocar música nos intervalos, mas, sobretudo, de ser uma ferramenta para colocar os alunos a comunicar com a voz.



Pelo Eng.º Jonny Alves.

 

GALERIA DE IMAGENS