ERASMUS+: Projeto “Robosteam”

Pelo Eng.º Jonny Alves e Eng.º Manuel Jesus
29/10/2019

A reunião na escola IES Eras de Renueva, em Leão, em Espanha, com os nossos alunos e os restantes alunos do projeto foi um sucesso.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

As atividades desenvolvidas durante a semana de 21 a 25 de outubro foram bastante enriquecedoras para os alunos, pois eles tiveram oportunidade de desenvolver as suas valências no âmbito da robótica e do trabalho de equipa, como também de praticar o seu inglês e até mesmo aprender algum vocabulário de espanhol.


O dia 21 começou pela receção dos nossos alunos e dos alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia na escola IES Eras de Renueva. Os alunos espanhóis foram de uma grande simpatia, tendo sido fácil a criação de equipas de trabalho constituídas por alunos das três escolas. Para reforçar os laços criados e permitir um conhecimento da cidade de Leão, os alunos, durante a parte da tarde, participaram num “peddy-paper”.


No dia 22, na parte da manhã, o desafio de trabalho foi apresentado aos alunos, que consistiu em desenvolver um sinal luminoso para indicar a direção do auditório da escola. As equipas tiveram de idealizar a estrutura, o desenho do circuito eletrónico baseado no Arduíno e o programa em C que definia como os “led” acendiam e apagavam. Os professores Jonny Alves e Manuel Jesus fizeram uma breve revisão dos conceitos relacionados com Arduíno para que todos os alunos se sentissem confiantes com a temática. Na parte da tarde, os alunos tiveram a possibilidade de visitar as instalações da Hewlett-Packard que se situa na zona industrial de Leão. Nesta visita, os alunos puderam ver todos os processos envolvidos no desenvolvimento de todo o “software” criado para os equipamentos de impressão da HP.


No dia 23, na parte da manhã, os alunos estiveram dedicados ao desenvolvimento da estrutura e do programa para o Arduíno. Na parte da tarde, os alunos tiveram oportunidade de visitar o “campus” universitário de Leão. Tendo visitado o Departamento de Robótica, puderam, assim, interagir com o Peper, um robô criado pela Sony, e conhecer os projetos de novos robôs que estão a ser desenvolvidos nesta área. Depois, puderam conhecer as instalações do supercomputador que existe instalado na universidade, assim como todas as caraterísticas técnicas e a sua utilização.


No dia 24, na parte da manhã, foi dia de iniciar a montagem do circuito eletrónico e a colocação do mesmo na estrutura criada. Na parte da tarde, os alunos realizaram uma visita a uma fábrica de cimento na região de Leão, onde visualizaram todo o processo de fabrico do cimento e puderam ver todo o equipamento industrial elétrico e eletrónico. Observaram também de perto um braço robótico que é responsável por recolher as várias amostras de cimento e reencaminhar essas amostras para o equipamento de análise.


No último dia (25), os alunos tiveram de descarregar o programa criado para o Arduíno e realizar os últimos ensaios e aperfeiçoamentos ao produto desenvolvido. Após a sua conclusão, foi o momento de todas as equipas apresentarem os seus projetos a um Júri composto pelos vários professores, pela Diretora da escola IES Eras de Renueva e por um professor da Universidade de Leão. Todos os projetos funcionaram e foram devidamente apresentados e explicados pelos alunos participantes. Para além dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, é de enaltecer o trabalho de equipa que se se vivenciou durantes esses dias.


Os alunos Ana Alves, Ricardo Teixeira, Diogo Cardoso, Beatriz Barbosa, Beatriz Martins e Francisco Reis, do curso de Eletrónica e Telecomunicações, na viagem de regresso, classificaram esta semana como única e de grande enriquecimento a nível de conhecimentos, quer académicos quer humanos,


O projeto “Robosteam” é realmente um espaço inovador que, para além do ensino da robótica, privilegia o intercâmbio dos diferentes métodos de ensino das escolas.



Eng.º Jonny Alves e Eng.º Manuel Jesuss

 

GALERIA DE IMAGENS