“Não se nasce empreendedor, aprende-se!”

Prof. Filipe Camarinha
21/02/2020

Pensar num produto ou serviço inovador, agendar uma reunião, escrever um “e-mail”, fazer um telefonema, fazer um estudo de mercado, pensar numa estratégia de “marketing”, selecionar o público-alvo, escolher canais de venda, desenhar um logótipo, escrever uma missão, descrever o produto, pensar nos custos e nos proveitos, preparar uma apresentação, tomar decisões são algumas das tarefas que os alunos de economia têm de desenvolver no programa “A Empresa” todas as semanas, pois, pelo menos, por uma hora letiva, os alunos tomam o lugar de empresários!

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Este ano letivo, com a ajuda da APCIC, temos um grupo de pais que está a fazer mentoria, junto das miniempresas, permitindo, desta forma, uma maior aproximação à realidade empresarial. Para além desta aproximação, estes encarregados de educação têm vindo, frequentemente à sala de aula, trabalhar com os grupos e com os professores que acompanham as turmas.


Um dos objetivos do programa passa por tirar o aluno da “sua zona de conforto”. Desta forma, este ano letivo, também com a ajuda dos mentores, temos procurado o contacto com empresas que possam ajudar os nossos alunos a desenvolver os seus projetos. Já visitámos diversas empresas: a Suma, a Ecoibéria, a Henrique Ferreira Pais, Especialidades em Cortiça, a Fábrica Senhora do Livramento José de Abreu e Filhos, Lda e temos outras já agendadas. Com estas visitas, os grupos aprofundam os seus conhecimentos sobre a área de negócio dos seus produtos e podem criar parcerias para o desenvolvimento do mesmo.


Todos os grupos estão em fase de desenvolvimento do sumário executivo, de um vídeo promocional e do protótipo do produto. Até às 13 horas do dia 20 de março, têm de submeter os projetos para a candidatura da Feira (I)limitada do Porto, que, este ano, será na “Porto Business School”. Como todos os anos, as candidaturas (da zona norte do país) são muitas e só 40 equipas têm a possibilidade de se apresentar na Feira. No entanto, acreditamos que todos saem vencedores pelo esforço, empenho e dedicação que colocam no que estão a desenvolver.


Resta-nos agradecer aos empresários que nos têm recebido nas suas empresas, aos professores do Colégio que têm apoiado na realização dos protótipos e, mais uma vez, aos pais da APCIC que têm sido incansáveis no apoio ao programa, mas, principalmente, aos alunos.

 


Prof. Filipe Camarinha

 

GALERIA DE IMAGENS