Colóquio “Organização de Eventos Desportivos: do Planeamento ao Impacto Local”

CIC
05/11/2019

No âmbito da disciplina de Animação Sócio Desportiva, decorreu, na manhã do dia 4 de novembro, um colóquio subordinado ao tema “Organização de Eventos Desportivos: do Planeamento ao Impacto Local” no Auditório Claret, no Santuário Coração de Maria.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Dada a temática suscitar o recurso a uma transversalidade de saberes, que são abordados em disciplinas da formação tecnológica de três dos 13 Cursos com Planos Próprios de dupla certificação do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC), estiveram presentes os alunos dos 11.º e 12.º anos dos Cursos de Animação Sócio Desportiva, “Marketing” e Estratégia Empresarial e Património e Turismo.


Os oradores convidados foram o Dr. Fernando Costa, CEO da Orievents e membro do Grupo Desportivo dos 4 Caminhos, e o Dr. Paulo Costa, CEO da GlobalSport Portugal, duas grandes empresas nacionais dedicadas à organização e gestão de eventos desportivos. A primeira, na área da Orientação (espaço natural e em cidade); e a outra, na área das corridas (meia maratona em cidades portuguesas classificadas como património da humanidade).


A pertinência do tema e o grande poder de comunicação de ambos os oradores “prenderam” permanentemente a atenção dos cerca de 200 alunos presentes. O silêncio patente no Auditório Claret, durante as comunicações, certifica a atitude permanente de escuta por parte de toda a audiência.


Abordaram de forma concreta as questões inerentes à complexidade exigida no planeamento dos megaeventos desportivos que organizam. Abordaram os quesitos inerentes aos períodos do pré-evento, do evento e do pós-evento. Ambos assumiram a sua preocupação pela promoção da saúde e bem-estar das pessoas, pela preservação da natureza e promoção de um desporto inclusivo e para todos (igualdade de acesso e sucesso). Enalteceram o contributo dos seus eventos para a promoção e desenvolvimento do turismo local.


Por último, durante o período reservado para a apresentação de questões elaboradas pelos alunos, foi relevado por ambos os conferencistas/empreendedores a importância das competências comportamentais para o êxito profissional. O trabalho em equipa, rigor, perseverança, resiliência, criatividade e paixão pelo que se faz são condições fulcrais para o sucesso.


Estas palavras proferidas pelos nossos convidados vêm dar razão a todos os educadores deste Colégio que, através da sua ação do dia a dia, formam os nossos alunos no “saber ser” e “saber estar”, dando corpo ao lema do CIC “Uma Escola de Futuro com Valor(es)”.



CIC

 

GALERIA DE IMAGENS