Estudo Colaborativo na Biblioteca do CIC:
de Alunos para Alunos

Pelo LIPCIC
Eng.º Evaristo Moreira
13/03/2020

Desde o dia 9 de março, alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos juntam-se na biblioteca do Colégio, durante a hora do almoço, para partilharem as suas técnicas de estudo e se ajudarem, tendo o objetivo de superarem as dificuldades que alguns sentem na disciplina de Matemática.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O desafio, lançado aos alunos que se sentem mais confortáveis nesta disciplina, foi no sentido de se disponibilizarem a ajudar os colegas com mais dificuldades em atingir os resultados desejados num dia por semana, durante meia hora, para estudarem em conjunto e colaborativamente. Foram mais de 60 os alunos que responderam positivamente a este repto, o que é motivo de satisfação e confiança na generosidade dos nossos jovens. Ainda sem haver resultados desta experiência, que é muito recente, acredita-se no seu sucesso. O certo é que os que ensinam consolidam melhor os conteúdos que trabalham e obtêm uma satisfação e bem-estar pessoal ao verificar que estão a ajudar o próximo. Em relação aos que aprendem, acredita-se que, seguramente, vão apre(e)n der melhor as matérias de Matemática, pois, muitas vezes, os pares conseguem ter uma linguagem mais entendível, por terem a mesma idade. A partilha de métodos de estudo e fontes de exercícios é também uma grande vantagem que, previsivelmente, dará resultados frutíferos desta experiência inovadora no CIC.


Efetivamente, a Matemática foi a disciplina escolhida para este arranque do projeto por ser uma das que sofrem maior pressão social e na qual há vários alunos que manifestam dificuldades.


Todavia, estima-se que, brevemente, esta iniciativa seja alargada a outras disciplinas.

 

Pelo LIPCIC
Eng.º Evaristo Moreira

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS