EXPOSIÇÃO DE “DESIGN” DE CAPAS DE LIVROS DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DE ARTES E INDÚSTRIAS GRÁFICAS NO 10.º ANO DO ANO LETIVO ANTERIOR

Prof. Aníbal Couto.
18/02/2020

A Exposição está patente ao público de 17 de fevereiro a 5 de março de 2020 na Galeria-Bar "3 Colunas", do Colégio Internato dos Carvalhos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No ano letivo anterior (2018/19), os alunos de 10.º ano de Artes e Indústrias Gráficas (10.º G1), atualmente no 11.º AG, desenvolveram, no âmbito da disciplina de Práticas Oficinais, um projeto gráfico que envolveu as duas áreas desta disciplina. A turma é dividida em dois grupos que rotativamente passa duas vezes por cada uma das oficinas: Ateliê Gráfico e Fotocomposição.


Tendo como ponto de partida a vectorização do “retrato” do escritor selecionado no Adobe Illustrator, na área de Fotocomposição, o projeto na área de Ateliê Gráfico incidiu na criação de uma capa de um livro escrito pelo escritor em causa.
O “Design” de uma capa envolve, desde logo, para além da identificação dos diferentes elementos que a constituem, a exploração de diferentes ideias através de estudos/esboços preliminares em suporte de papel. Numa segunda fase, depois de selecionada a ideia que responde com maior eficácia ao conceito que se pretende transmitir, os alunos centraram a sua atenção no desenvolvimento da mesma, utilizando os meios informáticos necessários, explorando diferentes aspetos inerentes a cada um dos projetos, tais como: composição, qualidade das imagens, utilização da vectorização/ilustração, cores, escolha da tipografia (fonte, corpo, estilo, entrelinhamento, cor), comunicação/leitura… e respetiva maquetização tridimensional.


Este projeto criativo é de extrema importância, permitindo que os discentes desenvolvam a sua sensibilidade, atendendo aos aspetos técnicos e estéticos e aos critérios de hierarquia, tendo em atenção a distribuição dos diferentes elementos que constituem a composição no espaço.


A realização desta exposição pretende mostrar à Comunidade Educativa e envolvente os bons resultados obtidos pelos alunos.

 

 

Prof. Aníbal Couto

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS