11.º AJ em Aula na Biblioteca Municipal de Gaia

Pelos alunos do 11.º AJ
e com a Prof.ª Paula Oliveira
06/12/2019

Na passada terça-feira, dia 3 de dezembro, a turma do 11.º ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação (AJ) realizou uma aula de “campo” na Biblioteca Municipal de Gaia no âmbito da disciplina de Técnicas Documentais, acompanhada pela docente da disciplina, Dra. Paula Oliveira.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

“A biblioteca é o templo do saber, e este tem libertado mais pessoas do que todas as guerras da história.” (Carl Rowan)


A aula, orientada na biblioteca por uma técnica, teve como objetivo levar os alunos a aprofundarem os conhecimentos nesta área, bem como a entenderem que as bibliotecas não são só espaços para se guardar/consultar livros. São locais que têm um papel social, cultural e artístico muito importante para a população que a eles acede, devendo, por isso, ser reconhecidos como centros de promoção cultural, atuando como veículo para o exercício da cidadania.


A turma ficou a conhecer toda a dinâmica que envolve o planeamento, organização e gestão de um espaço que tem à disposição dos utilizadores mais de 100 000 livros, documentos audiovisuais e publicações periódicas, que cobrem todas as áreas de conhecimento.


Tiveram o privilégio de conhecer os “bastidores”, bem como o projeto Espaço Gaia Inclusiva, num dia que coincidiu com o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se revela como uma mais-valia para os deficientes visuais, na medida em que dispõe de uma quantidade assinalável de livros em formato digital e em “braille”. Incluir a diferença, respondendo à sua especificidade, constitui a principal aposta deste projeto.


Crescer com Claret é aprender diferente!



Pelos alunos do 11.º AJ
e com a Prof.ª Paula Oliveira

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS