“WEB SUMMIT”

Ana Nóbrega, 12º IF
15/11/2018

No dia 6 de novembro de 2018, a turma de 12.º ano do curso de Informática participou numa visita de estudo à cimeira anual de tecnologia, “Web Summit”. A nossa turma teve acesso a bilhetes gratuitos para o palco principal através do projeto INSPIRE.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Introdução

A “Web Summit” é uma conferência que se realiza desde 2009 e que, a partir de 2016 (inclusive) e durante os seguintes 12 anos, garantiu a sua presença na cidade de Lisboa através duma parceria com o Governo português até 2028. O tema da conferência baseia-se na tecnologia da “internet” e pode contar com uma mistura de “CEO” e fundadores de “start-ups” tecnológicas assim como uma série de pessoas da indústria de tecnologia global e relacionadas.

A revista “Forbes” diz que esta conferência é ‘a melhor conferência de tecnologia do planeta’ e a “The Atlantic” menciona que é ‘onde o futuro vai para nascer’.

 

A visita

No dia 6 de novembro de 2018, a turma de 12.º ano do curso de Informática participou numa visita de estudo à cimeira anual de tecnologia, “Web Summit” (que decorreu de 4 a 7 de novembro). A nossa turma teve acesso a bilhetes gratuitos para o palco principal através do projeto, fundado o ano passado pelo Primeiro-Ministro de Portugal, chamado INSPIRE. Este projeto pretende dar resposta à grande procura de bilhetes para esta cimeira com visão orientada para os jovens do futuro. Assim sendo, participaram nesta visita 29 alunos acompanhados por 3 professores do Colégio Internato dos Carvalhos.

A visita iniciou-se com a chegada ao Altice Arena (no coração do Parque das Nações) em Lisboa por volta das 9h00 da manhã. Após a entrada na arena, começámos a visualizar a apresentação de “start-ups”. Uma “start-up” é uma jovem empresa que pretende desenvolver um modelo de negócio em redor de um produto, serviço, processo ou plataforma. Normalmente, é recém-criada ainda em fase de desenvolvimento e a realizar estudo do mercado abrangido.

Nesta convenção, é feito investimento monetário nestas pequenas empresas por parte dos visitantes. Durante este momento, são feitas pequenas apresentações de cada empresa, de poucos minutos, para instigar os possíveis investidores.

Seguidamente, foi apresentado o “CEO” da “Web Summit,” Patty Cosgrave, que orientou e apresentou discussões durante o resto do dia ao público, assim como liderou a cerimónia de abertura da manhã e a da tarde.

A estrutura utilizada para a organização das discussões orientou-se por intervenções com duração entre 5 e 30 minutos.

A primeira discussão foi liderada pelo “CTO” e o cofundador Cal Henderson duma das mais rapidamente crescentes “start-ups” no mundo neste momento, “Slack. Slack” - que é um “software” de ferramentas colaborativas e serviços utilizada, por exemplo, no desenvolvimento do jogo “online” “Glitch”. Henderson falou-nos das ideias futuras para a sua empresa.

“Magic Leap” é uma “start-up” que trabalha com realidade virtual e imagens 3D virtualmente geradas por computador. A “CMO” desta empresa, Brenda Freeman, apresentou-nos a viagem que foi acontecendo desde 2010 (fundação da empresa) até ao lançamento do seu primeiro aparelho tecnológico. A discussão abrangeu igualmente a possibilidade e aplicação desde meio computacional em outras empresas.

Estas interessantes e atuais discussões foram interrompidas para ser entregue, por Carlos Moedas da Comissão Europeia, o Prémio de Capital Europeia de Inovação no valor de um milhão de euros. Este prémio é um reconhecimento e investimento na cidade europeia que apresentou a maior inovação avançada que contribuiu para o desenvolvimento local de ecossistemas para beneficiar negócios e bem-estar da população. O vencedor de 2018 foi Atenas.

Continuando com os tópicos a discutir, foi abordada a igualdade de género no local de trabalho pela “CEO” da “Booking.com”, Gillian Tans, e pela Comissária Europeia para Justiça, Consumidores e Igualdade de Género, Vera Jourova. Neste assunto, a solução para uma maior justiça no ambiente empresarial passa pela ética, governação, oportunidades justas e confiança da empresa.

A Europa como palco tecnológico tem vindo a ser uma realidade nos últimos anos, pelo que, com representantes da “Accel”, “SeedCamp” e “Northzone”, foi discutido a sustentabilidade deste crescimento, salientando que o futuro do trabalho é tecnológico.

“Fake News” foi o tema seguinte abordado por Mitchell Baker da “Mozilla”, “CEO” de “The Guardian Media Group”, David Pemsel e a Primeira-Ministra da Sérvia, Ana Brnabis. A discussão foi mais direcionada para a interpretação dos representantes específicos e não tanto o tema em geral. A mensagem principal foi o pedido de um voto de confiança no governo para controlar estas situações.

De seguida, foi apresentada uma conversa dinâmica com o Campeão Mundial de 2016 de Fórmula 1, Nico Rosberg, e o “CEO” Stephen Kaufer da “TripAdvisor”. Esta discussão abordou as estratégias necessárias para tomar decisões de forma mais correta possível em ambientes que precisam de respostas o mais rapidamente possível, passando a resposta, inicialmente, pelo controlo e equilíbrio pessoal.

Para finalizar esta manhã repleta de tópicos relevantes, falou-se da indústria automóvel com o “CEO” e cofundador da “BYTON”, Carsten Breitfeld, “CIO” da “Volkswagen”, Martin Hofmann, e “CCE” da “Aston Martin Lagonda”, Marek Reichman. Pronunciaram-se sobre a evolução automóvel, evidenciando os carros que se conduzem sozinhos e o abandono do uso de combustíveis fósseis, assim como o futuro individual das empresas representadas no sentido de inovação tecnológica.

Por volta das 12h30, fomos almoçar para, rapidamente, voltar a tempo da apresentação de diferentes “start-ups” e da cerimónia de abertura da parte da tarde conduzida mais uma vez por Cosgrave. A sessão da tarde foi marcada por temas mais controversos.

Começou-se com uma acesa discussão sobre privacidade por parte de Christopher Wylie, o mais famoso “whistleblower” (pessoa que expõe uma má conduta, atividade desonesta ou ilegal que ocorre numa organização) do mundo. Através duma linguagem mais colorida e a provocação de grandes empresas como o “Facebook”, foi contestado o papel do governo e o lugar da ética e dos “media” perante o problema dos “Big Data”. Foi apresentada a possível necessidade de mudar a nossa cultura para poder lidar com este problema e a urgência de educação policial sobre os cibercrimes.

O cofundador e “CCO” de “Baobab Studios”, Eric Darnell, organizou uma apresentação individual sobre emoções em “VR” (“Virtual Reality”) e “AR” (“Augmented Reality”) através do “software” desenvolvido na sua empresa que consiste num jogo de interação virtual com personagens que despertam sentimentos reais no utilizador.

Houve, seguidamente, a exposição de conselhos sobre “marketing” para 2019 com representantes de “Weber Shandwick”, “Co:Collective” e “IBM”.

Com o “Manager” André Villas-Boas, a Presidente do “Cartoon Network”, “Adult Swim & Boomerang”, Christina Miller, e o “CEO” Ralf Reichert de “ESL,” foram apresentados os maiores desafios que se impõem a líderes nos tempos recentes. Assim, foi discutido o “feedback” dos colegas de trabalho, a falta de comunicação por parte dos mesmos, o ódio “online” em plataformas como o “Twitter”, a própria ética profissional e o bem-estar emocional dos trabalhadores/jogadores.

Numa breve introdução por Peter Smith, “CEO” e cofundador de “Blockchain”, foi-nos apresentado o conceito de “crypto currency” e da forma mais simples e rápida de começar a fazer parte desta ‘revolução’. Juntou-se a esta discussão o cofundador Garry Tan da “Initialized Capital” e o fundador Tim Draper de “Draper Associates” para conversar sobre o tema neste último ano e a evolução desta inovação, sendo vincado que o futuro será realmente assente na transação desta ‘moeda digital’.

A Vice-Presidente de Gestão de Produtos da “Google”, Tamar Yehoshua, expôs-nos os pilares para obter confiança dos utilizadores em lidar com informações pessoais e o seu armazenamento e utilização para maior comodidade. Assim, percebemos a abordagem e progresso da “Google” para manter a empresa inovadora com produtos úteis enquanto disponibiliza transparência e controlo da sua informação ao utilizador.

Novamente, foi referido o tema da igualdade de género por Stephanie McMahon, “CBO” da “WWE”. A “World Wrestling Entertainment” é uma empresa de entretenimento que lida principalmente com luta profissional e integra ativamente o desporto feminino como mais nenhuma empresa o faz. Tivemos a oportunidade de saber mais sobre as iniciativas tomadas por esta empresa para abraçar a força desportiva feminina e também nos foi deixada uma mensagem de urgência no combate pela representação proporcional e direitos iguais para todos.

Finalmente, escutamos a figura mais popular neste dia de conferência, Young Sohn – Presidente e “CSO” da “Samsung Electronics”. Acabámos o dia com uma apresentação de ‘casa cheia’ na arena. Sohn fez uma exposição interessante e completa sobre o que é o mundo atual com a utilização de inteligência artificial. Foi abordado o tema da privacidade, mas, na sua base, foi necessário falar em “data” como sendo o ‘gasóleo’ que faz com que todo este movimento seja exequível e a “AI” como sendo o ‘motor’ que faz com que possa ser possível o funcionamento da revolução tecnológica que vivemos. Na sua essência, a confabulação foi direcionada ao futuro pela visão do Presidente duma das maiores empresas de “hardware” de mundo e mostrou realmente como estes se mantém na linha da frente da tecnologia.

 

Conclusão

A presença da nossa turma neste evento mundial foi, de facto, enriquecedora. Foram discutidos inúmeros temas atuais e cheios de relevância e tivemos a oportunidade de estar no mesmo recinto onde estiveram pessoas significativamente importantes para o mundo das tecnologias.

 

Fotografias por Tiago Canhola
Texto de Ana Nóbrega | 12.º IF | 06/11/2018

 

GALERIA DE IMAGENS