visita de estudo a Aveiro

Maria José Vidal e Elisabeth Couto
22/03/2019

No passado dia 25 de fevereiro de 2019, os alunos do 12.º ano dos cursos de Contabilidade e Gestão, de Informática de Gestão e de “Marketing” e Estratégia Empresarial, na companhia das docentes Elisabeth Couto e Maria José Vidal, participaram numa visita de estudo a Aveiro.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

À chegada a Universidade de Aveiro (UA), os alunos e respetivas professoras dirigiram-se à Reitoria (Edifício 25), onde foi realizada uma pequena e breve apresentação da Universidade de Aveiro.


De seguida, os alunos deslocaram-se para o Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), onde foram realizadas as apresentações dos cursos de Economia, de Turismo e de Gestão, dando a oportunidade de conhecer a Universidade. Foi, ainda, possível responder a algumas questões colocadas pelos alunos do CIC, nomeadamente sobre a vida na UA e os cursos apresentados, além de, fundamentalmente, contactar com atuais estudantes.


No final da manhã, os alunos foram ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) onde tiveram a possibilidade de assistir a uma apresentação personalizada acerca das saídas profissionais possíveis nesse estabelecimento de ensino.


A visita de estudo, realizada à UA, teve como objetivo central o contacto com a Universidade, considerando os interesses e necessidades dos jovens, envolvendo-os com o universo da oferta educativa, dos novos perfis e qualificação profissionais, sobretudo das novas tecnologias e perspetivas futuras.


Durante a hora de almoço, os alunos, livremente, visitaram o Fórum Aveiro, zona comercial. Foi, também, possível andar de bicicleta.


Depois do almoço, iniciou-se a segunda parte da visita, pelo que se constituíram dois grupos, enquadrados, respetivamente, por cada uma das professoras acompanhantes, realizando os alunos o passeio de Moliceiro e o “workshop” de Ovos Moles.


O passeio de Moliceiro foi excelente para conhecer toda a parte histórica e cultural da cidade, para a alegria de todos os presentes.


No “workshop” de Ovos Moles, foi explicada, aos alunos, a orgânica geral da empresa, tipos de produtos fabricados, principais mercados consumidores, distribuição do produto e toda a parte histórica e cultural desta iguaria do nosso país. Tiveram, ainda, oportunidade de ver, produzir e comer esta delícia de ovos moles.


Por fim, visitou-se uma das salinas de Aveiro. Os alunos foram guiados pelas várias secções para perceberem o processo de obtenção artesanal de sal marinho.


A participação dos alunos nas atividades foi excelente, mostrando-se muito atentos e participativos nas atividades e no esclarecimento das suas dúvidas.


Os alunos estiveram sempre muito motivados, revelaram sentido de responsabilidade, demonstrando atitudes de saber-estar e saber-fazer.



Pel’ O Grupo Disciplinar de Ciências Económicas e Contabilísticas
Maria José Vidal

 

 

GALERIA DE IMAGENS