Visita de Estudo ao Porto Romântico e Liberal

Matilde Silva (texto)
Ana Barbosa e Marisa Carvalho (fotografias), do 11.º LR
22/02/2019

No passado dia 15 de fevereiro, os alunos do 11.º ano da turma de Línguas e Relações Empresariais deslocaram-se à cidade do Porto com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos de História...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No passado dia 15 de fevereiro, os alunos do 11.º ano da turma de Línguas e Relações Empresariais deslocaram-se à cidade do Porto com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos de História e contextualizar-se em relação ao que estão a aprender nas aulas. Mas voltaram à escola com muito mais do que isso…

 

A visita começou pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, onde não só se disponibiliza informação ao público como também se escreve e regista História. O edifício foi inicialmente um convento franciscano, tendo sido transformado numa biblioteca por D. Pedro IV.


Neste lugar, foi possível aprender um pouco mais sobre o processo de arquivo. Sabiam que a biblioteca ainda preserva catálogos elaborados à mão? Alguns deles com mais de 300 anos! Aos alunos chegou mesmo a ser garantido acesso às salas do acervo; momento verdadeiramente surreal quando nos encontrámos rodeados por quilómetros e quilómetros de livros e periódicos, alguns deles centenários.


Não obstante a sua tradição centenária, a Biblioteca dispõe de um sistema moderno de pesquisa e catalogação que os alunos também puderam explorar. Para além disso, ainda lhes foram mostradas as cabines onde voluntários já gravaram as versões áudio de mais de 7 mil obras.


Depois de uma visita tão fascinante e completa, seria de pensar que nada estaria à altura, mas o Museu Nacional Soares dos Reis seguramente o esteve! Foi outro mergulho na História, desta vez não através de documentos, mas de objetos do quotidiano, quadros e esculturas.


A contextualização foi uma prioridade nesta parte do itinerário. O próprio edifício onde se situa o museu é um hino à História de Portugal, tendo-se lá instalado personagens como D. Pedro IV, o duque de Wellington, o general Beresford, D. Luís e D. Maria Pia.


A coleção do Museu, apesar de não ser constituída por peças originais da casa – dos tempos em que era a residência da família Moraes e Castro –, é um verdadeiro testamento ao Portugal do século XIX. Entre as peças vistas, estão turíbulos, portadores de incenso em forma de naus, guarda-joias de tartaruga, instrumentos musicais com mais de 200 anos e uma série de quadros que retratam a vida da época, percorrendo as várias classes sociais e compreendendo a transição do Romantismo para o Realismo. Estão expostas também esculturas do próprio António Soares dos Reis.


À tarde, depois de um almoço nos jardins do Palácio de Cristal, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o percurso cultural “Entre Quintas”, que é constituído pelo Museu Romântico, pelo caminho Entre Quintas e pela Casa Tait.


O Museu Romântico foi uma verdadeira viagem no tempo! A casa, revestida por réplicas da mobília original, foi utilizada pelo rei Carlos Alberto da Sardenha nos seus últimos meses de vida e contém, nos dias de hoje, o que se diz ser o seu melhor retrato. A coleção de vestuário do século XIX e de peças de mobiliário de várias épocas históricas surge como testemunho da alta sociedade romântica, e o detalhe com que os cenógrafos replicaram o estado da residência fez jus à descrição de “máquina do tempo”.


No exterior, a verdadeira maravilha é a flora, alguma dela não como réplica, mas como testemunho vivo do Porto do século XIX. O rigor arquitetónico dos jardins do Palácio de Cristal é prova da atenção que se dava na altura ao planeamento dos jardins, mas o que verdadeiramente espanta são as árvores que lá estão desde a sua construção.


Os alunos aventuraram-se pelo caminho “Entre Quintas”, que, como o nome indica, foi, em tempos, o percurso que ligava as muitas quintas da margem do Douro. Este caminho é tão isolado que quase não se acredita que, a menos de um quilómetro, o trânsito para.


O percurso termina com os jardins da casa Tait, em tempos habitada por um comerciante de vinhos do Porto, William Tait. É nestes jardins que se encontram as cameleiras centenárias e um majestoso “liriodendron tulipífera”, classificado como “de interesse público” desde 1950.


A visita deixou os alunos cansados, mas felizes, e um pouco mais enriquecidos do que quando acordaram nessa manhã.

 

 

Matilde Silva (texto) e Ana Barbosa e Marisa Carvalho (fotografias), do 11.º LR

 

 

GALERIA DE IMAGENS