“Junior Achievement” Portugal

Dr. Filipe Camarinha
12/12/2018

O CIC está a dinamizar o programa de empreendedorismo da “Junior Achievement” Portugal com os alunos do 11.º ano da área de economia, pelo quinto ano consecutivo.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

As turmas foram divididas em miniempresas e, desde setembro, começaram os seus projetos, escolheram o produto ou serviço, definiram a missão e os objetivos, realizaram a análise “SWOT”, efetuaram um estudo de mercado, pelo que, tendo chegado a este ponto, os professores concluíram que estavam prontas para a primeira apresentação pública.


Utilizando a apresentação como mote, convidámos dois encarregados de educação, Dr.ª Susana Marques e o Dr. Miguel Cunha, assim como o Vogal da Direção Pedagógica Eng.º Evaristo Moreira para partilhar com os nossos alunos as suas experiências profissionais.


Depois deste primeiro momento, cada equipa apresentou o seu produto, fez um ponto de situação dos seus projetos e, no final de cada apresentação, sujeitaram-se a algumas perguntas e críticas, sempre no sentido construtivo, permitindo, desta forma, que cada equipa pudesse crescer e melhorar os seus produtos.


Foi uma manhã diferente, quer para os alunos quer para os pais, que acabaram por nos confidenciar que este tipo de atividade é muito positivo para os alunos (e para eles também!), pois sentem os filhos empenhados em desenvolver aquilo que é verdadeiramente deles, o que eles estão a experienciar.


Para nós professores que dinamizaram o projeto tem sido motivador utilizar esta metodologia de projeto na sala de aula, sentindo os alunos mais empenhados, mais autónomos e motivados para aprendizagem.



Prof. Filipe Camarinha

 

 

GALERIA DE IMAGENS