Visita de estudo do 11.º IG – Turismo Industrial em S. João da Madeira

Pelos alunos do 11.º IG
08/03/2019

No dia 20 de fevereiro de 2019, os alunos do 11.º ano do curso de Informática de Gestão (IG) foram visitar o turismo industrial em São João da Madeira.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

“A indústria, desde sempre, constituiu-se como lugar privilegiado de construção de ideias de futuro. Fundamentais para a construção da sociedade que conhecemos, os espaços industriais possuem um valor social acrescido pela sua potencialidade em se constituírem como lugares de referência ao passado histórico, mas também como espaços de reflexão sobre questões do presente e do futuro.


Uma fábrica pode ser muito mais do que um lugar de produção de bens de consumo. Uma fábrica também pode ser um lugar de questionamento, de pensamento e de criação. Ambiente. Arquitetura. Arte. Corpo. Tecnologia. Movimento. Som. Memória. Economia. Trabalho. Indústria como arena. O que foi. O que é. O que pode ser. Na escala da proximidade, cruzar os de dentro com os de fora destes lugares. Dar voz. Ter voz. Partilhar e criar em conjunto…”


Sendo alunos da área de Ciências Económicas, esta seria uma visita com bastante interesse e, logo após a partida do Colégio às 8h30, a receção do grupo foi realizada no “Welcome Center” do Turismo Industrial. Depois de vestirem uma bata branca, os alunos ficaram preparados para iniciar a visita às seguintes empresas ou instituições, a saber:


- A “Viarco”, uma empresa de produção de lápis de cera e de uma vasta gama de lápis técnicos utilizados nas mais diversas profissões. Esta empresa ainda trabalha com máquinas muito antigas e utiliza muito a mão de obra;


- A “Evereste”, fundada por João Fernandes em 1942, é uma empresa de carácter familiar dedicada ao fabrico de calçado de alta qualidade, como calçado do estilista português Miguel Vieira;


- Museu do Calçado surge de forma inovadora no panorama museológico nacional ao retratar a memória da indústria do calçado em S. João da Madeira e a realidade do “design” de calçado em Portugal no século XX, apontando ainda caminhos da vanguarda tecnológica e criativa do século XXI;


- Museu da Chapelaria é tutelado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira que adquiriu, em 1996, o espólio industrial resultante do encerramento de várias unidades fabris relacionadas com a indústria de chapelaria e adquiriu também o edifício da mais importante unidade industrial deste ramo de atividade, a Empresa Industrial de Chapelaria (EICHAP), onde viria a ser instalado o Museu.


O almoço foi no Centro Comercial 8.ª Avenida num convívio entre alunos e professores.


Foi uma agradável visita à indústria portuguesa que demonstrou possuir serviços de grande qualidade e rigor exigidos nos tempos de hoje.


Pelos alunos do 11.º IG

 

 

GALERIA DE IMAGENS