Competição Nacional “Junior Achievement” Portugal

Leonor Mota, do 11.º CGM
03/06/2019

No dia 28 de maio, cinco alunas da turma 11.º CGM2 (curso de “Marketing” e Estratégia Empresarial) estiveram presentes na Competição Nacional da “Junior Achievement” Portugal, em Cascais.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A “Junior Achievement” Portugal é uma organização que promove o empreendedorismo nos jovens, propondo a grupos formarem uma miniempresa com todas as exigências e requisitos que estas teriam no mundo real do trabalho, permitindo, assim, aos alunos enriquecerem as suas competências com experiência. Na competição Nacional, estão presentes 26 destas miniempresas provenientes de todo o país que foram selecionadas na fase anterior do concurso - feira regional.


Até chegarem a este patamar, as alunas tiveram de desenvolver um sumário executivo, bem como um plano de negócio e de “marketing” completos, realçando aspetos como a sustentabilidade do seu produto e as táticas para garantir o futuro da miniempresa. Para além disto, criaram um “Pitch”, apresentado aos restantes participantes na parte da manhã e treinaram as suas competências de inglês, que foram necessárias para a entrevista com os jurados que decorreu ao longo da tarde desse dia.


Como participante, achei que a minha experiência no programa “A Empresa” foi, de facto, muito importante para a compreensão do que realmente é formar uma empresa: não é apenas necessária uma boa ideia, mas, sim, muito trabalho à volta da mesma, o que, muitas vezes, não conseguimos compreender tão bem apenas com as regulares aulas teóricas.


Para além de todo o trabalho e esforço que todas aplicámos, a “Junior Achievement” foi também um momento em que nos conseguimos unir, reforçando o nosso trabalho de grupo e de turma, mas também divertirmo-nos e conhecemos imensas pessoas de todos os lugares do país com diferentes e inovadoras ideias. Acho que falo por todas quando digo que foi uma experiência incrível.

 


Leonor Mota, do 11.º CGM2

 

GALERIA DE IMAGENS