Visita de estudo às instalações da BIAL.

Sara Campos, do 11.º QA
07/11/2018

No dia 31 de outubro, os alunos da via tecnológica do curso de Química, Ambiente e Qualidade visitaram as instalações da BIAL, na Maia.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A BIAL é uma empresa farmacêutica fundada em 1924, tendo como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida do Homem em todo o mundo. Para atingir este objetivo, a BIAL já lançou no mercado dois medicamentos 100% portugueses: o acetato de eslicarbazepina, um fármaco para a epilepsia, e a opicapona, para a doença de Parkinson.

A visita organizou-se em três fases: visitámos as instalações onde são fabricados os medicamentos, conhecemos os laboratórios de controlo de qualidade e, por fim, vimos o armazém.

Começámos por vestir os equipamentos de proteção individual (EPI), como a bata, proteção de pés, touca e proteção para a cara.

Depois, seguimos para a área onde são produzidos os medicamentos líquidos, como os xaropes para a tosse. Foram-nos mostradas as diversas salas onde ocorre a produção dos fármacos, desde a matéria-prima até à colocação em embalagens. Presenciámos, igualmente, o fabrico de medicamentos sólidos (comprimidos), mais especificamente as vitaminas.

No laboratório do controlo de qualidade, observámos a maquinaria onde são armazenadas as amostras de medicamentos recentes, bem como os medicamentos de lotes antigos necessários para controlo ulterior. No laboratório, pudemos ver os diversos equipamentos utilizados nas análises do controlo de qualidade e fizemos a ponte entre o que trabalhamos nas nossas aulas com esta realidade empresarial.

Para finalizar, passámos pelo armazém onde são guardadas as matérias- primas utilizadas na confeção dos fármacos e onde se encontram os medicamentos já finalizados e prontos para serem expedidos.

Resta-nos agradecer a oportunidade que nos foi proporcionada pela BIAL, na qualidade da Dr.ª Filipa Neves, pois não é todos os dias que se pode conhecer a tecnologia de ponta empregada na indústria farmacêutica.

 

Sara Campos, do 11.º QA

 

 

GALERIA DE IMAGENS