Palestra sobre “design” de produto.

Mafalda Ferreira e Francisca Esteves, do 12.º AG
20/11/2018

No passado dia 7/nov., a turma do 12.º ano de Artes e Indústrias Gráficas assistiu a uma palestra sobre “design” de produto (acerca do “Violino Ava Royale”) dirigida por um ex-aluno do colégio, António Rocha, representando a agência de “design” “Ideia.M”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Foi, sem dúvida, um momento de muito interesse. O “designer” António, que conta agora na sua carreira com um dos mais conceituados prémios de “design” mundial “iF Design Award”, explicou a criação do objeto que venceu na categoria Produto/Lazer: um violino construído a partir de fibras de carbono.

O excelente projeto “Violino Ava Royale” foi explanado ao pormenor à turma, desde a pesquisa inicial que um “designer” deve seguir, à ideia e projeto que realizou e à maquetização e concretização de todo o violino. Elucidou o conceito inicial que impulsionou a concretização deste projeto ambicioso - criar um violino esteticamente bonito, com formas subtis e elegantes e com um som excecional, tirando partido das características do material que viria a usar na produção. O “redesign” do produto foi estudado ao pormenor, uma vez que o “designer” António se preocupou em conciliar o que anteriormente já existia - o violino tradicional de madeira com o seu som característico - e o conceito que pretendia - um violino inovador, com som e “design” de qualidade. Neste projeto em que aplicou ao pormenor a Metodologia Projetual (estudada no momento pelos alunos de 12.º ano), o artista conseguiu um resultado excecional devido ao seu grande trabalho e à sua criatividade. Todo este produto contém, portanto, os fatores mais relevantes do “design” – criar algo funcional e estético para usufruto, neste caso dos violinistas.

Após esta exposição detalhada do projeto, passou a mostrar em mão o violino que foi observado por todos os alunos. O fascínio da turma perante o produto tão completo foi grande!

Para prosseguir a palestra, apresentou a empresa “Ideia.M”, falando do trabalho de “design” que desenvolve e mostrando outros projetos já existentes criados por esta, além da “Ava Strings”. Entre esses projetos, contam já com um avião “Crossover” ou ainda o produto de “design” doméstico “Maestro”.

Concluindo, este momento adquiriu grande importância para os alunos de Artes Gráficas, pois permitiu conhecer o trabalho de quem já passou pelo secundário e faculdade e obteve sucesso na área do “design”. É sempre muito enriquecedor para nós, alunos, conhecer “designers” de sucesso, que apresentam trabalhos de qualidade e desenham o “Design” do futuro. A empatia tornou-se ainda maior visto ter sido já aluno do Colégio Internato dos Carvalhos, no curso de Artes e Indústrias Gráficas.

Deste modo, a turma agradece ao “designer” António Rocha pela disponibilização do seu tempo para dar a conhecer o projeto “Violino Ava Royale” e parabenteia o seu empenho pela realização do mesmo. Agradece também ao professor Aníbal Couto, coordenador da atividade, que, sem ele, seria impossível concretizar.

 


Mafalda Ferreira e Francisca Esteves, do 12.º AG

 

 

GALERIA DE IMAGENS