Visita de Estudo à empresa Amorins e Irmãos

Prof.ª Sara Lopes
20/12/2018

Nos passados dias 3 e 5 de dezembro, as turmas de Biotecnologia do 12.º ano e a turma da via tecnológica do curso de Química, Ambiente e Qualidade do 11.º ano tiveram a possibilidade de visitar as instalações da empresa “Amorins e Irmãos”

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A empresa “Amorins e Irmãos” é uma das maiores e mais empreendedoras multinacionais de origem portuguesa no negócio das rolhas de cortiça e um dos maiores empregadores da nossa região.


Esta visita foi realizada no âmbito do projeto “Da uva ao vinho do Porto”, dinamizado, este ano letivo, nas disciplinas técnicas, sob a orientação da professora Sara Lopes, onde são trabalhadas todas as temáticas relacionadas com a produção, envelhecimento e engarrafamento do vinho do Porto.


Primeiramente, fomos conhecer as instalações da “empresa-mãe” “Amorim e Irmãos” acompanhados pela engenheira Joana Mesquita, responsável pela comunicação e “marketing” da empresa, que nos levou a conhecer o museu dedicado ao sobreiro e à cortiça. Seguidamente, visitámos as instalações da fábrica onde a cortiça é transformada em rolhas de diversos tipos, local dominado por todo o tipo de “robots” e tecnologia de ponta. Soubemos, com agrado, que as rolhas de qualidade superior são usadas nos melhores vinhos e, ainda, são produto manual, ou seja, só o homem as consegue fazer.


Como o nosso projeto é sobre o vinho do Porto, fomos convidados a conhecer, também, a empresa “Top Series by Amorim”, onde são produzidas as rolhas capsuladas de cortiça em cujo topo é colocada uma cápsula de madeira, PVC, metal, vidro, entre outros materiais, permitindo alongar no tempo este néctar, já que uma garrafa de vinho do Porto não é consumida de uma só vez.



Prof.ª Sara Lopes

 

 

GALERIA DE IMAGENS