“Auschwitz Sempre” IV - Se não acredita, leia ou veja!

Prof.ª Maria José Queirós e os Alunos do 12.º AJ (via científica)
29/01/2019

Na planificação do projeto “Auschwitz Sempre”, procurámos mobilizar diferentes fontes de informação para que o objetivo da mensagem chegasse aos destinatários.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Os alunos mentores do projeto leram e viram os filmes que agora partilham com a comunidade escolar, convidando-a a absorver a mensagem contada por quem viveu o holocausto na primeira pessoa.

Aos professores, recomendamos “Holocauste Encyclopedia”, disponível em <https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/the-nuremberg-trials?series=21822>


Leia!


“O tatuador de Auschwitz”

É um romance baseado em entrevistas que Heather Morris fez ao longo de diversos anos a Ludwig (Lale) Sokolov, vítima do Holocausto e tatuador em Auschwitz-Birkenau.

 

“Os bebés de Auschwitz”

A biógrafa Wendy Holden descreve a história de três mães enviadas para Auschwitz, em 1944, onde sofreram o escrutínio cruel de Josef Mengele, o médico nazi conhecido como Anjo da Morte, que selecionava as mulheres grávidas à entrada do campo, destinando-as às câmaras de gás; depois, num campo de trabalho alemão, esfomeadas, lutaram por esconder a sua gravidez; e, por fim, durante a viagem infernal de comboio, que durou 17 dias, até ao campo de concentração de Mauthausen, onde viriam a ser libertadas pelos Aliados.

 

“A bibliotecária de Auschwitz”

Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura. Dita Adlerova, uma menina checa de 14 anos, cuidou de uma coleção de oito livros no bloco 31 de Auschwitz, onde funcionava uma escola informal. Liderados pelo inspirador diretor Fredy Hirsch, o barracão no meio do horror do campo de concentração abrigava professores e crianças que praticavam o que seria um duplo delito caso fossem descobertos: realizavam aulas, embora estivessem autorizadas apenas a atividades recreativas, e lidavam com livros, que eram objetos proibidos aos prisioneiros.

 

“O farmacêutico de Auschwitz”

Patrícia Posner relata, por meio de figuras de proa nazis e industriais transformados em criminosos de guerra, agentes secretos e promotores zelosos, intrépidos sobreviventes dos campos de concentração e caçadores de nazis, a história pouco conhecida de Victor Capesius, um vendedor de produtos farmacêuticos que, em 1943, entrou para a SS e rapidamente se tornou o farmacêutico-chefe de Auschwitz, o maior campo da morte da Alemanha nazi.

 

“Assim foi Auschwitz”

Chocante pela objetividade e detalhe, tocante pela precoce e indignada lucidez, é um testemunho extraordinário de uma das vozes mais relevantes da antologia de memórias sobre a Segunda Guerra Mundial. O autor e a personagem foram sobreviventes de Auschwitz e abordam a experiência coletiva do Holocausto, compondo um mosaico de memórias e reflexões de inestimável valor histórico e humano, tão relevantes hoje, 70 anos volvidos sobre o fim da Guerra, como no tempo em que foram escritos.

 

Veja!

 

“A Lista de Schindler” (de Steven Spielberg, 1993)

O filme conta a história de Oskar Schindler, membro do Partido Nazi, especulador de guerra e comerciante no mercado negro. Após conhecer os campos de concentração, decide ajudar as pessoas a ponto de perder a sua fortuna para salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

“Trailer”: <https://www.youtube.com/watch?v=x3CEN6lIRyU>

 

“O Pianista” (de Roman Polanski, 2002)

O brilhante pianista judeu polaco Wladyslaw Szpilman desempenhava peças clássicas numa rádio de Varsóvia, quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Inspirado nas memórias do pianista, acompanha, igualmente, a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a refugiar-se em prédios abandonados, espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

“Trailer”: <https://www.youtube.com/watch?v=0SWgqjM6rvY>

 

“A Vida é Bela” (de Roberto Benigni, 1997)

O italiano Rubino Romeo Salmonì, um dos últimos judeus romanos sobreviventes da perseguição nazi, inspirou o filme "A Vida é Bela", de Roberto Benigni. Salmonì, que nasceu em 1920 na cidade de Roma, identificado no campo de concentração nazi de Auschwitz com o código A15810, contribuiu para que viesse à tona em Itália os horrores do Holocausto aos quais foram submetidos os judeus por parte do regime de Adolf Hitler.

“Trailer: <https://www.youtube.com/watch?v=K9NEJ4eqU9U>

 

“Bent” (de Sean Mathias, 1997)

Relata a história de perseguição sobre outro grupo alvo das políticas de exterminação de Adolf Hitler. A personagem homossexual é enviada para o campo de concentração de Dachau. Aí, tenta esconder a sua homossexualidade usando uma estrela amarela (forma utilizada para identificar os judeus), ao invés do triângulo rosa usado para identificar os homossexuais.

“Trailer”: <https://www.youtube.com/watch?v=v2USthJIIug>

 

“Cinzas da Guerra”

Miklos Nyiszli é um judeu que foi escolhido por Josef Mengele para trabalhar como patologista no campo de concentração de Auchswitz, em plena 2.ª Guerra Mundial. Nyiszli vive com o dilema de ajudar a exterminar seu próprio povo ou garantir mais algum tempo de vida.

“Trailer”: <https://www.youtube.com/watch?v=cz0Cbi7-evg>

 

“Jogo de Imitação”

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipa que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing, matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. O seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas.

“Trailer”: <https://www.youtube.com/watch?v=nuPZUUED5uk>



Prof.ª Maria José Queirós e os Alunos do 12.º AJ (via científica)

 

GALERIA DE IMAGENS