TECLA 2018 – 3º lugar com sabor amargo!

MA - DICIC
05/03/2018

Decorreu, no passado dia 28 de fevereiro de 2018, a fase final do Concurso de Programação TECLA, onde estiveram presentes quatro equipas do Curso de Informática do CIC, num total de oito alunos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


Decorreu, no passado dia 28 de fevereiro de 2018, a fase final do Concurso de Programação TECLA, onde estiveram presentes quatro equipas do Curso de Informática do CIC, num total de oito alunos.

Depois de uma fase de qualificação quase perfeita (veja aqui a reportagem), as equipas apuradas para a final presencial na ESTGA, em Águeda, foram:

10º ANO – T3:
Duarte&Pedro - Duarte Nuno Diaz Nóbrega e Pedro Miguel Pereira ;

11º ANO - IF:
#include<me.h> - Nuno Miguel da Silva Alves e Paulo Filipe Gonçalves Costa;

12º ANO - IF:
Mestres da Mente - João de Jesus Costa e Carlos Daniel da Silva Pereira;
You are Welcome - Luís Miguel Azevedo Lopes e Manuel Maria Pimenta Ventura.

O TECLA celebrou, este ano, a sua 10º edição e o que deveria ter sido uma celebração acabou por ser, afinal, um “pesadelo”, isto porque a prova não poderia ter corrido pior: problemas em alguns postos de trabalho que não foram tratados de forma igual; versões desadequadas dos compiladores e incompatíveis com o servidor; erros na validação dos exercícios. Como é óbvio, todas estas situações acabaram por não permitir que todas as equipas competissem em igualdade de circunstâncias, como foi o caso das nossas equipas.

Para terminar da pior forma, a nossa equipa #include<me.h>, que fez uma prova brilhante, a única equipa que conseguiu resolver o último exercício, terminou a prova em 2º lugar, com o mesmo número de exercícios resolvidos que os primeiros da INETE. A equipa da Escola Secundária Lima-de-Faria, que ocupava o 3º lugar, apesar de terem sido revistos dois exercícios, que foram validados, mantinha a posição, também, por questões de tempo. Para grande surpresa de todos e sem grandes explicações por parte da organização, na cerimónia de entrega de prémios, a equipa que ocupava o 3º lugar passou para 1º, relegando a nossa equipa para 3º.

Apesar de tudo isto, o que mais importa é que, mais uma vez, os nossos alunos estiveram à altura em todas as frentes, demonstrando que um bom aluno é muito mais do que uma “boa cabeça”!

Parabéns a todos! Outros concursos avizinham-se: preparem-se!


MA
DICIC


Sobre o TECLA

O TECLA é um concurso de programação para alunos do Ensino Secundário, organizado pela ESTGA (Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Águeda, que pertence à Universidade de Aveiro). Este concurso é composto por duas fases, a primeira, não presencial, cujo objetivo é apurar as trinta melhores equipas para participarem na fase final (2.ª fase), presencial, nas instalações da ESTGA.


 

GALERIA DE IMAGENS