Olimpíadas da Física

Prof. José Gama
05/06/2018

Realizou-se no passo sábado, dia 2 de junho, a fase nacional das Olimpíadas de Física. O nosso aluno Francisco Amorim, do 11.º QA, representou o nosso Colégio e ficou classificado nos primeiros lugares...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


Realizou-se no passo sábado, dia 2 de junho, a fase nacional das Olimpíadas de Física.

O nosso aluno Francisco Amorim, do 11.º QA, representou o nosso Colégio e ficou classificado nos primeiros lugares, com grandes probabilidades de representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais a realizar em julho de 2019, em Israel, ou nas Olimpíadas Ibero-Americanas, a realizar em setembro de 2018, em Porto Rico. O Francisco, para chegar a esta fase, teve de passar pela prova a nível de escola, realizada no nosso Colégio, no início do ano, e pela fase regional, realizada no passado mês na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Na fase regional (zona Norte), o Francisco ficou num dos primeiros dez lugares, o que lhe permitiu aceder à fase nacional, onde apenas 30 alunos de todo o país tiveram acesso.

Agora segue-se a preparação para as Olimpíadas Internacionais, que se vão realizar em seis fins de semana durante o primeiro semestre de 2019 na Universidade de Coimbra. No final, os vinte alunos agora apurados realizarão um último teste para apurar cinco alunos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais e mais quatro alunos para as Ibero-Americanas.

O professor José Gama, que acompanhou o Francisco nestas etapas, realça o empenho do Francisco no percurso até aqui e acredita que ele vai conseguir alcançar o objetivo final, agradecendo-lhe, ainda, por, mais uma vez, o nome do Colégio estar representado nesta competição de enorme prestígio mundial.

Por tudo isto, parabéns e obrigado, Francisco.


Prof. José Gama


 

GALERIA DE IMAGENS