12.º AG na ARCO - Madrid

Mariana Maia, do 12.º AG
13/03/2018

No passado dia 22 de fevereiro, foi com grande ânimo, garra e vontade que os alunos do 12º ano do curso de artes e indústrias gráficas (AG) embarcaram na pequena-grande aventura das suas vidas – a viagem de estudo a Madrid.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


No passado dia 22 de fevereiro, foi com grande ânimo, garra e vontade que os alunos do 12º ano do curso de artes e indústrias gráficas (AG) embarcaram na pequena-grande aventura das suas vidas – a viagem de estudo a Madrid.

Criatividade, inovação e conhecimento foram os conceitos-chave desta visita. Como momentos altos, podemos destacar não só a Feira Internacional de Arte Contemporânea - ARCO -, como também locais artística e culturalmente importantes – Ávila, Museu Rainha Sofia, Museu Thyssen-Bornemisza, “La Casa Encendida” e Museu de Arte Nova e Arte Déco (Salamanca).

O dia amanheceu alegre e risonho, ao som das sete badaladas. Já se ouvia o ruído das malas, a azáfama própria do momento único que estávamos prestes a viver.

Ao atravessar a fronteira em Vilar Formoso, o nosso coração palpitou de uma emoção incontida plasmada no rosto de todos nós.

Chegados a Ávila, a mais alta capital provincial de Espanha, muralhada e fortemente marcada por influências romanas e mouriscas, aproveitámos para almoçar.

Prosseguindo viagem, atingimos a capital do reino espanhol por volta das 19 horas, tendo ficado instalados no hotel Compostela Suites.

Acordámos cedo na manhã do segundo dia. O tempo era escasso para a longa jornada cultural que nos esperava. “La Casa Encendida” foi a primeira paragem – centro cultural e social com exposições provocadoras e contemporâneas. Passámos, de seguida, ao magnífico Museu Thyssen-Bornemisza, quase paredes meias com o anterior. Aqui contemplámos obras de pintores imortais, como Ticiano Goya, Van Gogh e Picasso, através de uma empolgante, interativa e agradável visita guiada. Após o almoço, concluímos a nossa jornada com a visita a um dos colossos da cultura museológica de Espanha: o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia. Nenhum de nós ficou indiferente a esta maravilha da criatividade humana, cujo expoente máximo é “Guernica”, de Pablo Picasso – reflexo cubista da Guerra Civil Espanhola. Além disso, fomos também brindados com uma exposição temporária sobre o nosso eterno Fernando Pessoa.

Dedicámos o terceiro dia à Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid – ARCO. Encontrámos aí as mais diversas variantes da arte do século XX, desde as mais modernas às mais clássicas: esculturas e pinturas, performances e instalações. Era visível em todos os alunos a satisfação e felicidade por fazerem parte desta icónica exposição. Cansados, mas felizes, saímos desta exposição ao fim de tarde e aproveitámos para percorrer alguns dos principais símbolos da capital: Gran Via e o Palácio Real. À noite, visitámos o emblemático “Hard Rock Café” e outro café, cuja decoração era semelhante à dos anos 50 - "Tommy Mel’s".

Finalmente, reservámos para o último dia a visita ao “Val de los Caídos”, monumento dedicado aos nacionalistas mortos na Guerra Civil.

Já próximos da fronteira portuguesa, parámos em Salamanca para apreciar a cidade universitária, assim como a sua Plaza Mayor e o Museu de Arte Nova e Arte Déco, com uma arquitetura espantosa e uma coleção variada.

A chegada ao Colégio ocorreu por volta das 21 horas. O cansaço era visível, mas a alegria não era menor. Ficou-nos o desejo de, um dia, voltar e reviver estes momentos únicos.

Um agradecimento final à nossa Coordenadora de Curso, prof.ª Ana Gonçalves, bem como à prof.ª de Português Cristina Sá por nos terem acompanhado. A sua presença constante em todas circunstâncias tornou esta viagem simplesmente inesquecível.



Mariana Maia, do 12.º AG


 

GALERIA DE IMAGENS