Workshop innovation: My Europe Matters

CIC
18/12/2017

Ansiedade, ambição e desejo de algo novo foi a onda de emoções que tornaram “reféns” 12 alunos do curso de Informática de Gestão do CIC na passada terça-feira, 12 de dezembro, quando partimos para mais uma viagem empreendedora, na Porto “Business School”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


Ansiedade, ambição e desejo de algo novo foi a onda de emoções que tornaram “reféns” doze alunos do curso de Informática de Gestão do Colégio Internato dos Carvalhos na passada terça-feira, 12 de dezembro, quando partimos para mais uma viagem empreendedora de 10 horas, na Porto “Business School”.

Enquanto pairavam pensamentos reticentes em relação a outros participantes, fizemos o “check in” e fomos distribuídos aleatoriamente pelas catorze equipas. Após a apresentação do desafio, propuseram-nos uma pequena atividade de quebra-gelo. E foi assim que partimos para um dia de trabalho intenso.

O desafio proposto foi a apresentação de uma medida que melhorasse a Europa tendo em conta quatro variáveis, fundamentadas pela Declaração de Roma de 2017, que vinculavam os seguintes aspetos: uma Europa segura e protegida; uma Europa próspera e sustentável; uma Europa social; e uma Europa forte no quadro global. Destes quatro temas, cada equipa tinha de escolher apenas um deles e sugerir um projeto de melhoria.

Posteriormente, pudemos usufruir do aconselhamento de consultores de várias áreas empresariais, quer da SONAE quer da SAP, ambas as empresas parceiras da “Junior Achievement” Portugal.

Finalmente, ao fim de oito horas de trabalho e “Brainstorming”, todos os grupos apresentaram as suas medidas, que poderão, mais tarde, melhorar não só Portugal, como também a União Europeia.

Foi com orgulho e muita satisfação que vimos as equipas de dois dos nossos colegas, a Inês Lopes e o João Carvalho, a serem premiadas pelas suas propostas.

Resta-nos dizer que o “workshop: Why EUROPE MATTERS” foi replicado em vários países europeus, o que nos deixa muito felizes, pois é um sinal de que a Europa está interessada em dar voz aos jovens alunos.

À Direção do Colégio e aos nossos professores, que sempre nos apoiam à participação deste tipo de ação, muito obrigado.

 

Inês Ribeiro e Bárbara Trigo, do 12.º IG


 

GALERIA DE IMAGENS