Visita de Estudo da Turma 12.º QA a Huelva - 2018

Sara Tavares, do 12.º QA
30/04/2018

A manhã tão esperada chegou, a turma de Química reuniu-se no parque do núcleo do ensino básico, por volta das oito da manhã, no dia 16 de abril.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


A manhã tão esperada chegou, a turma de Química reuniu-se no parque do núcleo do ensino básico, por volta das oito da manhã, no dia 16 de abril. Esperava-os uma viagem de autocarro que iria durar o dia todo. Nesta viagem, fizeram-se muitas pausas, dentro das quais o almoço. Este ocorreu em Grândola, num parque onde acabámos por cantar os parabéns atrasados a um dos químicos.

Chegamos ao nosso destino, o Albergue de Punta Umbria, por volta das seis (de Portugal) foram distribuídos os quartos e guardadas as malas. Depois, a praia foi a escolha para aproveitar o tempo até ao jantar. Em seguida, passeámos pela cidade sob as estrelas por onde, entre conversas e risos, acabámos por voltar para o Albergue.

No segundo dia, durante a nossa manhã, visitámos a Atlantic Copper e ficámos a perceber melhor como se produz cobre (praticamente puro, pureza de 99,9 %), bem como todos os processos envolvidos nessa produção. O nosso almoço (oferecido pela Atlantic Copper) ocorreu num parque em Huelva onde nos posicionámos em roda e, entre histórias, jogos e fotos, passámos o tempo.

De tarde, visitámos o “Muelle de las Carabelas”. Neste local, contactámos com as réplicas das embarcações (as caravelas “La Pinta” e “La Ninã” e a nau Santa Maria) com que Cristóvão Colombo descobriu a América. Também observámos um pequeno filme que explicava a história por de trás dos Descobrimentos de Cristóvão Columbo. O resto da tarde foi passado na praia aquando da nossa chegada ao Albergue.

Na quarta-feira, fomos visitar a CEPSA, uma empresa espanhola de refinação de petróleo. Lá, apresentaram-nos um vídeo a explicar a missão e os objetivos da empresa, assim como as etapas de obtenção dos produtos derivados do petróleo. Como um dos principais objetivos da empresa é a segurança e, igualmente, pelo facto de esta ter uma área extensa, visitámos as estruturas que a compõem de autocarro. Almoçámos na cantina da CEPSA e, de tarde, passeámos por Huelva onde tirámos uma foto de grupo numa estátua em memória de Colombo. Chegámos, neste dia, mais cedo ao Albergue e aproveitámos o resto da tarde entre as ondas e a areia espanhola.

Na quinta-feira, tivemos a oportunidade de visitar Sevilha. Durante a manhã, visitámos a Catedral de Sevilha, repleta de tesouros e de histórias de um tempo que não é nosso. De tarde, esta foi livre. No entanto, a maior parte da turma acabou por passear pela cidade, visitando a “Feira de Sevilha”, a maior festa de Sevilha. Neste dia, chegámos mais tarde ao Albergue. Contudo, algumas pessoas quiseram despedir-se da praia e deram um último mergulho.

No dia 20, arrumámos as malas, tomámos o pequeno-almoço e despedimo-nos de Huelva. A longa viagem de volta ao Porto foi passada a falar desta aventura. Almoçámos no “Freeport, Lisboa Fashion Outlet” e chegámos ao Colégio às 18h34. A turma encontrava-se cansada, mas feliz, despedindo-se desta aventura.

Foi uma experiência única, onde pudemos não só aprender mas também conviver.


Sara Tavares, do 12.º QA


 

GALERIA DE IMAGENS