Colóquio Democracia Participativa

Dr.ª Teodora Barbosa
26/04/2018

Portugal, de acordo com o relatório do “Índice de Desenvolvimento Humano de 2015”, ficou no 2.º lugar, mas na categoria “Democracia com falhas”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


Portugal, de acordo com o relatório do “Índice de Desenvolvimento Humano de 2015”, ficou no 2.º lugar, mas na categoria “Democracia com falhas”. Urge, então sensibilizar os nossos jovens da necessidade do seu contributo na mudança da atuação dos órgãos do poder, aferindo se têm, ou não, como objetivo servir o bem comum.

Neste contexto, e no âmbito do trabalho de projeto realizado pela aluna Beatriz Santos, orientado pela professora Teodora Barbosa, na Formação em Contexto de Trabalho (FCT), do curso de Assessoria Jurídica e Documentação, foi organizado um colóquio no auditório do Bloco 1, subordinado ao tema “Democracia Participativa”. Este evento teve como público-alvo os alunos do 10.º e 11.º anos da área de ciências sociais e humanas.

Sendo os órgãos autárquicos aqueles que estão mais próximos dos cidadãos, foi convidada a participar neste colóquio a Dra. Helena Couto, jurista, presidente da Junta de Freguesia de São João da Madeira e monitora da aluna. Disponibilizou algum do seu tempo para partilhar com os nossos alunos o seu conhecimento e experiência de dirigente autárquica. Foram analisadas várias estratégias e ferramentas para a prática de atividades em prol da “Democracia Participativa”, nomeadamente o “Orçamento Participativo Jovem”. O seu testemunho permitiu deixar para reflexão dos alunos que todos e cada um de nós somos socialmente responsáveis pelo maior ou menor progresso das condições de vida do cidadão.

Os objetivos desta atividade prática foram atingidos com sucesso.


Prof.ª Teodora Barbosa


 

GALERIA DE IMAGENS