CPAS e CPAS Júnior 2018

PP-DICIC
23/03/2018

Como já é hábito, a quinta-feira da semana da EXPOCIC é dia de CPAS! O CPAS é um concurso de programação, em que os concorrentes são desafiados a criarem 10 programas de computador para a resolução do mesmo número de problemas, de dificuldade crescente.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

CPAS e CPAS Júnior 2018


Como já é hábito, a quinta-feira da semana da EXPOCIC é dia de CPAS!

O CPAS é um concurso de programação, em que os concorrentes são desafiados a criarem 10 programas de computador para a resolução do mesmo número de problemas, de dificuldade crescente.

As linguagens de programação permitidas são o C/C++ e o Python. Nos últimos dois anos, o Python tomou o lugar do “velhinho” Pascal, dado que é uma das linguagens mais apreciadas pelos programadores, quer em ambiente académico, quer em ambiente profissional, e é atualmente a linguagem, por excelência, para a iniciação à programação.

Embora a designação CPAS comece a deixar de fazer sentido, pois o “Pas” em “CPAS” era de Pascal, sendo que, agora, faria mais sentido denominar este concurso de “CPython”, os objetivos mantêm-se os mesmos: desafiar os programadores do CIC para serem cada vez melhores, preparar a equipa CIC para os confrontos que se aproximam nas Universidades e, não menos importante, juntarmo-nos todos, professores e alunos, num momento de salutar convívio, fazendo algo de que gostámos e que vai muito para lá das nossas obrigações enquanto estudantes ou docentes: programar!

Programar é, para muitos de nós, algo que nos desafia, estimula e que, por isso, nos dá prazer!

Quanto ao concurso e às suas incidências…

Há a registar um grande equilíbrio nos primeiros classificados, pois os cinco primeiros resolveram, todos, nove problemas! É sempre de salientar que uma destas equipas é composta por alunos do 10.º ano, o que revela que, nestes (pasme-se!) seis meses de aulas, em que quase todos partiram do zero no que respeita à programação (pelo menos com linguagens textuais convencionais), foram capazes de se colocar num nível excelente.

Isto é uma prova evidente de que, quando temos interesse, empenho e dedicação, não há barreiras: tudo é possível!

Na cerimónia de encerramento do concurso e de entrega de prémios, o Dr. José Pedrosa, Diretor Pedagógico do CIC, honrou-nos com a sua presença, tendo oportunidade de dirigir algumas palavras aos presentes.

Assim, fica para a história do Colégio, do Curso de Informática e do CPAS, a seguinte lista de vencedores, por categoria (CPAS – 11/12.º ano e Júnior – 10.º ano):

CPAS:
1.º “Fomos Roubados” – Nuno Alves e Paulo Costa;
2.º “Morangotangos” – João Costa e Tiago Silva;
3.º “Abaixo a firewall” – Luís Lopes e Manuel Ventura.

Júnior:
1.º “mah nem a jeff” – Francisco Damasceno e Luís Sousa;
2.º “#using Python 3.5.2;” – Duarte Nóbrega e Pedro Maia;
3.º “Distância Confortável” – Carlos Santos e Tiago Oliveira.

A todos os participantes (que foram muitos), os Professores de Informática apresentam os seus sinceros parabéns!

PP - DICIC


 

GALERIA DE IMAGENS