À Conversa com…

Prof.ª Maria José Queirós e Prof.ª Teodora Barbosa
15/03/2018

O Colégio Internato dos Carvalhos assume a importância de garantir aos seus alunos diferentes oportunidades educativas que possibilitam construir projetos de vida para si e para o mundo.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato


O Colégio Internato dos Carvalhos assume a importância de garantir aos seus alunos diferentes oportunidades educativas que possibilitam construir projetos de vida para si e para o mundo.

Efetivamente, os cursos científico-tecnológicos com planos próprios da nossa Escola permitem aos seus docentes a implementação de estratégias diversificadas para construir e sedimentar conhecimentos técnicos e científicos de qualidade, para os quais se mobilizam valores e competências humanas transversais.

Para o exercício desta missão educativa, rodeamo-nos de especialistas que presenteiam os nossos alunos com o seu testemunho e experiência.

Nesse sentido, no dia dois de março, teve lugar o evento “À Conversa com…” no âmbito de um trabalho realizado na Formação em Contexto de Trabalho (FCT) da aluna Catarina Vila, do 12.º ano do curso de Assessoria Jurídica e Documentação, proporcionando a partilha na mais valia de saberes da Dra. Anabela Saraiva, Juíza do Tribunal de Família e Menores do Porto, e da Professora Doutora Clara Sottomayor, Juíza do Tribunal Constitucional, sobre vários assuntos relativos ao(s) Direito(s) das Crianças.

A conferência visou informar e sensibilizar os alunos acerca dos direitos das crianças e, paralelamente, as responsabilidades parentais que, muitas vezes, são postas em causa, além da função dos tribunais na salvaguarda do superior interesse da criança.
A atividade organizou-se em redor de uma dinâmica de perguntas e respostas, na medida em que as oradoras se dispuseram responder às perguntas colocadas pelos alunos.

O reconhecimento da importância do estatuto jurídico e privilegiado da criança levanta questões particularmente delicadas quando a mesma se torna alvo de disputa parental e desrespeitosa da sua integridade física e psicológica.

O papel da Escola na educação cívica para a formação de jovens mais esclarecidos e, por isso, mais atuantes e responsáveis na tomada de decisões políticas e jurídicas na construção do seu futuro constitui um pilar fundamental para o cumprimento dos Direitos Humanos, em geral, e das Crianças, em particular.

Profs.ª Maria José Queirós, Teodora Barbosa e Maria José Fontes


 

GALERIA DE IMAGENS