A Fronteira da Emoção

Ana Margarida e Isabel Soutelo, do 12.º AJ
20/03/2018

O CIC é uma instituição de ensino cuja preocupação principal tem vindo a ser, ao longo dos últimos cem anos, mais do que a lecionação de um conjunto de matérias e o desenvolvimento de competências e de atividades, a transmissão de uma visão de vida...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
O Internato

A Fronteira da Emoção


O Colégio Internato dos Carvalhos é uma instituição de ensino cuja preocupação principal tem vindo a ser, ao longo dos últimos cem anos, mais do que a lecionação de um conjunto de matérias e o desenvolvimento de competências e de atividades, a transmissão de uma visão de vida e de um ideal de ser humano.

Contamos, frequentemente, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana para o desenvolvimento das propostas que implementamos, em parceria, no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho.

Assim, no dia vinte de março, as alunas Isabel Soutelo e Ana Sousa, do 12.º ano do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação, organizaram uma conferência intitulada “A Fronteira da Emoção” que, com o apoio e a participação de dois agentes da GNR, abordou as temáticas da violência sobre idosos, bem como as medidas de prevenção e segurança adequadas.

Foi objetivo desta conferência alertar e consciencializar para o tema da violência na terceira idade, que está tão presente e, ao mesmo tempo, tão ausente da nossa sociedade, na medida em que cada um de nós pressente o problema, mas dedica-lhe pouco tempo.

No seu decorrer, os convidados abordaram a missão, os valores e as vastas áreas de atuação da GNR, focando-se no projeto “Apoio 65 - Idosos em Segurança”, inserido nos seus programas de policiamento de proximidade.

Constatou-se que o número de denúncias de casos de violência e de isolamento social tem aumentado ao longo dos anos, pese embora os esforços das forças de segurança para o empoderamento dos mais velhos capacitando- os para o exercício dos seus direitos, nomeadamente o de apresentar queixa.

Assim, esta atividade sensibilizou e incentivou os jovens destinatários a cuidar da população idosa, não só no seio familiar, mas também na comunidade em que cada um se insere, de modo a diminuir os casos de violência e de isolamento social da faixa etária em questão.


Ana Margarida e Isabel Soutelo, do 12.º AJ


 

GALERIA DE IMAGENS